Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Polenta: É simples, nutritivo e serve a todos (desde vegans a celíacos)

Este acompanhamento surge como alternativa aos hidratos de carbono mais comuns. Além se isento de glúten e altamente nutritivo, é bastante versátil e barato.

Polenta: É simples, nutritivo e serve a todos (desde vegans a celíacos)
Notícias ao Minuto

11:00 - 01/10/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Hidrato de Carbono

Quer siga uma alimentação vegetariana, esteja a evitar o glúten ou simplesmente queira melhorar a sua alimentação, não poucas vezes a dúvida que mais se coloca é ‘o que vou cozinhar?’.

Para lhe abrir o leque a mais opções, apresentamos-lhe a polenta. Um prato tipicamente italiano, à base de semolina de milho, que tanto vai bem com um prato vegetariano como a acompanhar um frango assado. Antes das receitas, foquemo-nos na questão nutritiva. Este é um hidrato de carbono, logo, nutricionalmente não deve ocupar mais de um terço do prato. Não é rico em gordura e é isento de glúten. Além disso, conta com cerca de 11% de proteínas por cada 100 gramas de produto.

O prato é bastante simples de se cozinhar e não carece de muitos ingredientes (não fosse há décadas atrás considerada o alimento dos pobres).

Para preparar polenta, basta:

  • Colocar a semolina de milho em água a ferver previamente temperada com sal;
  • Mexer constantemente até engrossar, sem deixar que a mistura se agarre no fundo;
  • Quando estiver na consistência desejada, desligar o lume;
  • Caso queira garantir que fica quem cremosa (e não se importe com um pouco mais de calorias), pode juntar uma colher de manteiga e mexer bem até misturar tudo.

Tendo esta receita como base, acrescente queijo parmesão e especiarias para fazer da polenta a base de um frango assado, cujos sucos se irão misturar com o acompanhamento, ou crie uma variação de empadão ao optar por polenta em vez do puré de batata. Num prato vegetariana, salteie uns tomates e cogumelos e deite sobre a polenta que deve ser servida em tigelas (também comemos com os olhos) ou faça mini pizzas saudáveis em que a base é feita de discos de polenta na grelha.

Podíamos continuar com uma interminável lista de receitas com polenta, mas o melhor será deixar-lhe experimentar a base e dar assas à originalidade na cozinha.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório