Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Sem maquilhagem mas com aspeto cuidado: Seis dicas para uma pele radiante

Se nem sempre há tempo para a rotina de maquilhagem, vale a pena conhecer as alternativas para que esteja sempre bem.

Sem maquilhagem mas com aspeto cuidado: Seis dicas para uma pele radiante
Notícias ao Minuto

13:06 - 06/10/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Beleza

Sair da casa com zero de maquilhagem, é o sonho de muitas mulheres, mas a insegurança fala mais alto e parece impossibilitar que se concretize o desejo seja pelas manchas na pele, rosácea, danos do sol... ou apenas porque acha que fica com os olhos 'cansados' quando está sem maquilhagem.

Entre um e outro cenário, a dúvida que sempre fica é a de se é possível ter uma pele perfeita sem recorrer aos 'milagrosos' produtos.

Uma pele naturalmente bonita deve ser saudável e ter uma rotina de cuidados adequados a cada tipo, idade e época do ano. Independente da boa genética, bons hábitos de vida são pilares que promovem a beleza, saúde e longevidade.

"A alimentação equilibrada, sono de boa qualidade, exercícios regulares, baixa ingestão de bebida alcoólica e evitar o tabagismo são fundamentais para a manutenção da beleza da pele, além do uso dos indispensáveis protetores solares, que são os princípios elementares para prover saúde ao nosso corpo como um todo e, isto, claramente inclui seu maior órgão: a pele”. Quem o diz é a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

O passo a passo diário de cuidados com a pele e o hábito constante de visitar um dermatologista podem colaborar muito neste processo de desistir das bases e pigmentos de uma vez por todas. A dermatologista lembra os principais cuidados:

Limpeza – O rosto e pescoço devem ser lavados de manhã e à noite para controlar a oleosidade, retirar a sujidade e partículas de poluentes que ficam 'presas' na superfície da pele. “Os sabonetes devem ter pH próximo ao da pele, sem amidos, sulfatos ou parabenos e, de preferência, que apresentem na fórmula extratos puros naturais em alta concentração como camomila ou aveia, afirma a médica. Após lavar, o uso de um esfoliante, duas vezes por semana, é bem-vindo. Este produto deve conseguir retirar as pequenas imperfeições do estrato córneo em mais de 50% com remoção de asperezas e microcomedos que ficam depositados nas glândulas sebáceas”, explica. A última etapa conclusiva do ritual de limpeza é a tonificação. “Estes produtos, apesar da nomenclatura, podem ser calmantes, hidratantes e antioxidantes”. Os tónicos têm o papel de recuperar também o PH da pele, além das funções já descritas.

Hidratação com antioxidantes e fotoproteção – Após lavar e tonificar pela manhã, é o momento de usar um sérum com efeito lifting, hidratante, que promova a ação antioxidante e garanta proteção à barreira cutânea. “Ácido ferúlico e uma grande variedade de vitaminas será um boom de energia para a boa atividade celular principalmente para atuar da junção dermoepidérmica”, explica. “A seguir, aplique um bom protetor solar com FPS superior a 30 e ação contra os raios ultravioleta”, recomenda. Fototipos (ou tom de pele) mais claros devem aumentar a fotoproteção para FPS 50 no mínimo.

Tratamentos de noite – Principalmente durante as épocas mais frias do ano, explica Claudia Marçal, o final do dia noite é o momento ideal para seguir a prescrição do dermatologista e utilizar compostos à base de vitamina A ácida, alfa-hidroxiácidos e derivados associados a clareadores como hidroquinona, alfa arbutin, decapeptídeo, além de antioxidantes como resveratrol, vitamina E e C, antocianinas (que encontra nos frutos vermelhos). “O regime de tratamento utilizado é prescrito no receituário e pode variar de acordo com a necessidade da pele, o problema em questão, ou o próprio estilo de vida de cada paciente”, destaca.

Não esquecer os lábios e olhos – A dermatologista lembra que lábios e olhos devem ser tratados com cremes suaves e fáceis de espalhar, que promovam a formação de uma 'película' na pele da zona que carece de maior proteção. “O produto para a região dos olhos deve ser usado duas vezes ao dia e a fórmula em questão adequada a cada idade com ação nutritiva, hidratante e capaz de melhorar a turgescência local, com hidratação e volumização”, conta. “Quanto aos lábios, para a hidratação das mucosas podemos utilizar substâncias emolientes como a manteiga de karité, a vitamina B5, a Vitamina E, ácido hialurónico, fosfolipídios e glicerina”, recomenda.

Tratamentos em clínica – A curto prazo, os tratamentos em clínicas dermatológicas com lasers e radiofrequências podem ser indicados para resultados mais rápidos. “Os tratamentos mais indicados são o laser de CO2 fracionado com radiofrequência para face e pescoço, o microagulhamento de ouro com radiofrequência, entre outros que são indicados de acordo com a necessidade da pele do paciente”, finaliza.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório