Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Pessoas que usam estas palavras são menos atrativas (silêncio)

Indivíduos que usam palavras para ‘encher’ ou os chamados termos ‘bengala’, incluindo ‘tipo’, ‘basicamente’ e ‘né’ são considerados menos atrativos e inteligentes.

Pessoas que usam estas palavras são menos atrativas (silêncio)
Notícias ao Minuto

13:00 - 27/09/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle É culpado?

Um novo estudo revelou que os indivíduos que usam os denominados ‘termos bengala’ são percecionados como sendo menos inteligentes, menos atrativos e populares.

Se é daqueles que usa regularmente palavras como ‘tipo’ ou ‘né’, então tenha atenção porque pode inconscientemente estar a minar a opinião que os outros têm de si.

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores do Instituto Mortar Research and Gweek pediram a dois mil participantes para escutarem dois clips de áudio proferidos pelo mesmo orador, acerca do Brexit.

Num dos clips, o orador falou sem interrupções, apesar do seu discurso ser factualmente incorreto.

Já na outra amostra de áudio, o mesmo indivíduo usou termos ‘bengala’, apesar da sua apresentação ser inteiramente correta.

Os resultados revelaram que 57% dos ouvintes concluíram que o individuo que proferiu o discurso factualmente incorreto era academicamente superior; em contrapartida apenas 36% dos voluntários deduziu que a fala com informações certas tinha sido apresentada por alguém com habilitações literárias elevadas.

Para além do nível educacional, os ouvintes concluíram igualmente que a pessoa que deu o discurso incorreto tinha mais competências sociais, era mais inteligente e mais atrativa. Relembramos que se tratava do mesmo individuo nas duas gravações. 

Entre os termos ‘bengala’ mais irritantes destacaram-se ‘né’, tipo’ e ‘basicamente’.

James Bryce, especialista em análise discursiva e porta-voz do Mortar Research and Gweek, disse: “A maioria dos indivíduos nem tem noção dos seus padrões discursivos. Geralmente, tendemos a colocar pressão sobre a forma como nos vestimos e o nosso aspeto, de modo a impressionar quem nos rodeia. Todavia, a forma como comunicamos tem de facto um impacto significativo e determinante nos juízos que os outros fazem sobre nós”.

“Ao entendermos os diferentes componentes da linguagem – tais como estes termos ‘bengala’, pausas e palavras arrastadas – é possível aperfeiçoarmos o nosso discurso e falar com real impacto”, sublinhou.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório