Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Combater a depressão com dieta mediterrânica? Ciência diz que sim

Mesmo que sejam necessários mais estudos que o confirmem, uma coisa é certa: mal não fará, se se optar por tal alimentação.

Combater a depressão com dieta mediterrânica? Ciência diz que sim
Notícias ao Minuto

22:00 - 26/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Dieta

Uma dieta “baseada em frutas, vegetais, grãos, peixe, nozes e azeite, mas não demasiada carne nem lacticínios”. É assim que a BBC descreve a dieta mediterrânica que é apontada como uma das mais benéficas em termos de humor.

Que a alimentação tem um papel fulcral no estado de humor e bem estar de qualquer indivíduo, já era sabido, mas para conseguir identificar especificamente uma rotina alimentar, um estudo publicado no Molecular Psychiatry analisou 41 estudos anteriormente desenvolvidos nos últimos oito anos sobre este tipo de alimentação.

Da junção de tais estudos, é confirmado que a dieta mediterrânica é das mais indicadas para melhorar o humor e consequentemente evitar doenças de foro mental como a depressão.

A maioria dos estudos analisou casos práticos que confirmam a questão, contudo, justificações a nível científico não estão ainda suficientemente definidas por parte dos especialistas, razão pela qual tais aspetos são sustentados por evidências práticas como as que aqui se apresentam:

  • Indivíduos felizes tendem a seguir uma alimentação mais saudável;
  • Um dos sintomas da depressão é a falta de apetite, o que leva a crer que há uma associação direta entre tal necessidade fisiológica e o humor;
  • Alimentos pouco saudáveis como alimentos processados ou com altos níveis de açúcar, aumentam o risco de depressão, aspeto verificado em vários casos.

Antes de se assumir oficialmente tal associação entre saúde mental e dieta mediterrânica, são contudo necessárias mais evidências que o comprovem e justifiquem cientificamente. Ainda assim, e já que a dieta mediterrânica é também aconselhada em variados outros casos, como rotina a seguir por qualquer indivíduo que não careça de necessidades específicas, o referido estudo serve como sugestão para quem procure melhorar o seu estado depressivo sem recorrer a medicação e procure um estilo de vida mais saudável neste sentido.

Siga também Lifestyle ao Minuto no Instagram em:

Ver esta publicação no Instagram

Comer para viver: Este regime alimentar diminui o risco de depressão. Saiba mais em Lifestyle ao Minuto. #noticiasaominuto #lifestyleaominuto #comer #eatwell #eat #dieta #diet #saúde #saudemental #mente #mentalhealth #depressao #depression #healthylifestyle #healthyhabits Foto iStock

Uma publicação partilhada por Lifestyle ao Minuto (@lifestyleaominuto) a 26 de Set, 2018 às 6:48 PDT

 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório