Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

O leitor perguntou: O que acontece quando deixa de comer fast food?

De acordo com os investigadores, eliminar alimentos processados da dieta pode ter os mesmos efeitos no corpo que a desistência do álcool e do tabaco.

O leitor perguntou: O que acontece quando deixa de comer fast food?
Notícias ao Minuto

13:00 - 30/09/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Perigo

Já tentou parar de ingerir alimentos açucarados e gordurosos e iniciar uma dieta mais saudável, mas falhou vergonhosa e redondamente? De acordo com a ciência o motivo para tal acontecer é simples: provavelmente experienciou um efeito semelhante ao da abstinência sentida por pessoas viciadas em substâncias químicas.

A conclusão é de um estudo publicado pela publicação Appetite e divulgado pela revista Veja.

Dados de Centros de Dependência Norte-Americanos revelam que os sintomas mais comuns da abstinência são dores de cabeça, irritabilidade, ansiedade e, às vezes, até depressão. Sendo esses os processos que tornam o indivíduo mais suscetível às recaídas.

Foi com base nesses dados, que os investigadores analisaram o comportamento de 231 participantes que tentaram reduzir ou cortar alimentos como bolos, salgados, pizzas e batatas fritas do dia a dia.

Os resultados, baseados em auto-relatos, revelaram que para aqueles indivíduos a pior fase foi precisamente entre o segundo e o quinto dia de abstinência. Nesse período, os indivíduos demonstraram sintomas físicos e psicológicos mais intensos, como tristeza, irritabilidade, cansaço e desejo.

“As implicações do estudo sugerem que os sintomas de abstinência podem tornar altamente desafiantes possíveis alterações nas dietas, contribuindo para que as pessoas voltem aos maus hábitos alimentares”, disse Ashley Gearhardt, co-autora da pesquisa.

Segundo o site especializado Medical Daily, esse é o primeiro estudo a analisar os sintomas de abstinência alimentar provocada por alimentos processados nos humanos. Pesquisas anteriores haviam se focado apenas nos efeitos nocivos do açúcar.

Os investigadores sugerem que mesmo havendo o risco de experienciar sintomas de abstinência – que passam após alguns dias – é recomendado abandonar qualquer tipo de dieta rica em gordura e iniciar uma alimentação equilibrada para evitar riscos prejudiciais para a saúde.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório