Meteorologia

  • 14 DEZEMBRO 2018
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 11º

Edição

Odor corporal muda de acordo com as pessoas que o rodeiam

Será caso para dizer: diz-me com quem andas, digo-te ao que cheiras!?

Odor corporal muda de acordo com as pessoas que o rodeiam
Notícias ao Minuto

14:00 - 25/09/18 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Estudo

De acordo com um novo estudo, o odor corporal dos indivíduos muda quando estão próximos de pessoas de meios sociais mais carenciados e com condições mais precárias.

Um grupo de investigadores do Centro Monell, situado no estado da Filadélfia, nos Estados Unidos, sugere que essa alteração no odor poderá ser uma tática – que tem como base a evolução e sobrevivência da espécie humana – para prevenir o contágio de doenças.

Se por outro lado, sentiu recentemente algumas alterações no odor da sua transpiração, então tal poderá ser um sinal de que poderá estar a ficar doente.

A médica Stephanie Gervasi, que liderou a pesquisa, disse: “A exposição aos odores de indivíduos doentes pode propiciar respostas e reações protetivas e preparatórias nos seus parceiros sociais, de modo a minimizar o risco de infeção eminente”.

Para efeitos daquele estudo, os investigadores injetaram ratos com lipopolissacarídico (LPS), uma toxina bacteriana não infeciosa que provoca sintomas associados a doenças.

Os animais doentes injetados com LPS foram posteriormente colocados no mesmo espaço juntamente com outros roedores saudáveis.

Os resultados revelaram que o odor dos roedores saudáveis se alterou espontaneamente de modo a se assemelhar ao dos ratos doentes.

Tal sugere que os odores corporais de animais saudáveis sofrem alterações quando estão na presença de outros odores indicadores de doença.

O médico Gary Beauchamp, outro dos autores do estudo, disse: “Este trabalho mostra não só que os odores são capazes de sinalizar doenças, mas que podem também ter um efeito poderoso nos indivíduos que os detetam – conscientemente ou não”.

“Trata-se de uma transferência interessantíssima de informação através do olfato, capaz de alterar especificamente a fisiologia e que pode ter um papel determinante na propagação de doenças entre os seres (humanos e não só) de várias espécies”, salientou.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório