Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Descoberta forma de eliminar partículas tóxicas que causam Alzheimer

Sobre aquela que é uma descoberta revolucionária, os cientistas desenvolveram o primeiro tratamento capaz de combater a doença de Alzheimer, isolando as partículas tóxicas que provocam a patologia cerebral.

Descoberta forma de eliminar partículas tóxicas que causam Alzheimer
Notícias ao Minuto

11:00 - 25/09/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Revolução

O avanço médico irá levar à produção de uma nova geração de fármacos que poderão ser testados já nos próximos dois anos, em 2020.

Um grupo de investigadores da Universidade de Cambridge e da Suécia identificou essas partículas tóxicas como sendo a principal causa para o aparecimento do Alzheimer e desenvolveu um tratamento para as combater.

Até ao momento, drogas que visavam tratar e travar a doença degenerativa e os sintomas associados haviam falhado no seu intuito.

Todavia, num artigo científico publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, a investigadora de Cambridge, a professora Michele Vendruscolo, disse: “Formulámos a primeira estratégia que vai atrás da causa da doença”.

“Esperamos que novas drogas possam ser desenvolvidas em breve”.

Um cérebro saudável tem um sistema de controlo de qualidade que permite expulsar concentrações excessivas dessas proteínas.

No caso do Alzheimer, um conjunto de proteínas denominadas de oligómeros que normalmente ajudam as células do cérebro a funcionarem normalmente ‘revoltam-se’ - formando aglomerados que matam as células nervosas saudáveis.

Um estudo à parte, realizado pela Universidade Hospital de Tubingen, na Alemanha, apurou que praticar entre duas a duas horas e meia de exercício físico por semana pode atrasar os efeitos degenerativos do Alzheimer. Os testes cerebrais dos indivíduos que realizaram atividades, tais como nadar ou correr durante 150 minutos por semana foram sem dúvida mais positivos.

Com o passar do tempo a doença de Alzheimer provoca o encolhimento do cérebro, provocando a perda de memória e alterações na personalidade dos indivíduos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório