Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Usa lentes de contacto? Atenção à infeção rara que provoca cegueira

As autoridades de saúde avisam os indivíduos que usam lentes de contacto para terem especial cuidado com a visão, após a eclosão de uma infeção rara que afeta os olhos.

Usa lentes de contacto? Atenção à infeção rara que provoca cegueira
Notícias ao Minuto

12:00 - 24/09/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Olhares fatais

Acantameba queratite é o nome da infeção que afeta a córnea, podendo ser incrivelmente dolorosa e até provocar cegueira. Os cientistas creem ainda que os utilizadores de lentes de contacto são os indivíduos mais expostos ao risco de contração.

De acordo com o Hospital Ocular de Moorfields, em Londres, a infeção é causada “por um organismo microscópico chamado acantameba, comummente encontrado na natureza e usualmente presente em massas de água“, tais como lagos e rios, mas também em água da torneira, piscinas, no solo e no ar.

O hospital britânico aponta ainda que se registou nos últimos anos um aumento crescente no número de pacientes que sofrem com esta infeção.

Segundo um grupo de investigadores da University College London (UCL) e do Hospital Ocular de Moorfields, quem desenvolve esta infeção na vista retém frequentemente apenas 25% da sua visão e pode de facto cegar.

Os cientistas alertam que os indivíduos mais propensos a sofrerem com esta infeção usam sobretudo lentes de contacto reutilizáveis, não utilizam efetivamente a solução de limpeza, têm hábitos de higiene deficientes ou contaminam por acidente as lentes de contacto com água.

O professor John Dart, do Instituto de Oftalmologia da UCL, disse à publicação Metro: “O aumento desta condição reitera a necessidade dos utilizadores de lentes de contacto estarem a par dos perigos e riscos associados”.

“Quem usa lentes tem imperativamente que lavar e secar as mãos antes, e evitar utilizá-las quando nada, lava a cara ou toma banho”.

O professor mencionou ainda que usar lentes de contacto diárias poderá “ser mais seguro”, já que “eliminam a necessidade de armazenamento e de uso de soluções de limpeza”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório