Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Nem os homens escapam à menopausa… jovens inclusive

O caso difere do feminino, é claro.

Nem os homens escapam à menopausa… jovens inclusive
Notícias ao Minuto

23:00 - 21/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Fertilidade

A partir de uma certa idade, os períodos entre menstruação começam a ser cada vez maiores. Quando a mulher fica um ano sem qualquer menstruação, está oficialmente na menopausa. Nesta altura, deixa de produzir óvulos e, consequentemente, engravidar. As mudanças ocorrem também a nível hormonal, mesmo antes de se atingir a menopausa.

E nos homens? Ao contrário das mulheres, a fertilidade não é diminuída da mesma maneira, contudo, embora seja possível um homem conceber aos 50 ou 60 anos, a qualidade do esperma não é a mesma de a de um homem de 30 anos, por exemplo. Ainda assim, os níveis não são tão contrastantes como o caso feminino, e por isso falar de menopausa masculina é um conceito algo estranho para muitos, mas existe.

A redução dos níveis de testosterona é uma questão real, de que nem os jovens estão livres. Nestes casos mais precoces, o motivo surge da má alimentação, baixa qualidade de sono ou stress, como aponta o Medical News Today que acrescenta haver também a possibilidade de o declínio hormonal em homens mais novos se dever a questões hormonais, que se alterem por algum problema externo e que se evidencia com sintomas psicológicos como alteração de humor ou níveis de energia.

É pois o estado de saúde que mais se aponta e que deve estar sempre nos melhores níveis para evitar que problemas indiretos atinjam a fertilidade masculina, um aspeto que já se apontava no caso de homens por volta dos 60 anos, em que normalmente acontece a menopausa e que os casos de afetação mais evidente se relacionava com doeças cardíacas, diabetes tipo 2, obesidade ou pressão arterial.

A tal problema, aponta-se uma relação cíclica, pois se tais casos de pouca saúde levam ao declínio de testosterona, também a andropausa ou menopausa masculina pode levar ao aumento de peso, depressão, diminuição da densidade óssea entre outros problemas.

Siga também Lifestyle ao Minuto no Instagram

https://www.instagram.com/lifestyleaominuto/

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório