Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Com que sonham os bebés? A dúvida é bem maior do que o caso dos adultos

A questão tem sido analisada por vários neurólogos que sabem que o tipo de sono difere do caso adulto em vários aspetos

Com que sonham os bebés? A dúvida é bem maior do que o caso dos adultos
Notícias ao Minuto

19:45 - 21/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Sono

Para um adulto, o sono divide-se em duas fases: a NREM e a REM. A primeira, Non Rapid Eye Movement divide-se em quatro fases durante as quais o sono vai se tornando gradualmente mais profundo até chegar à fase REM (Rapid Eye Movement) que contabiliza apenas 25% do sono e durante o qual o corpo está em repouso completo. Os músculos não se mexem, a respiração é superficial e irregular e apenas os olhos se movem muito rapidamente, devido à intensa atividade cerebral. É pois na fase REM que se sonha, uma atividade de grande interesse para estudo por parte de neurólogos.

Sabe-se que, no caso dos bebés, a fase REM é bastante mais longa e dura cerca de o dobro do que na fase adulta. Mas o que acontece a nível cerebral durante este período de sono, ainda não é sabido pela ciência.

O que se sabe sobre o sono dos bebés?

Com base em inúmeras análises já concluídas sobre o tema, sabe-se que, tal como os adultos os bebés dividem o sono em NREM e REM, embora em proporções diferentes, de cerca de 50-50 em vez de 75 – 25. Sabe-se também que o sono é essencial para o seu desenvolvimento nos primeiros momentos da vida, embora seja incerto em que sentido ao contrário de no caso de adultos em que o sono serve para regenerar as memórias e capacidades de linguagem.

Se os bebés sonham, também é uma incógnita e o mistério tende a manter-se já que a tecnologia usada no cérebro humano adulto parece ser inatingível ao caso dos bebés. Com uma perceção muito mais reduzida bem como falta de memória, a questão passa também por ‘com que sonham os bebés’, uma pergunta com resposta ainda mais longínqua.

Das teorias já avançadas, o que se propõe é que, durante a fase REM o cérebro dos bebés percecione as experiências por que passou e de onde se criam as primeiras memórias. Serão os sonhos baseados nisto? Se sim, seguirão uma lógica diferente e mais ‘superficial’ que a dos adultos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório