Meteorologia

  • 18 DEZEMBRO 2018
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 13º

Edição

Trate dos ossos! Sete aspetos que o podem estar a enfraquecer

Prevenção é palavra de ordem, seja em que idade for.

Trate dos ossos! Sete aspetos que o podem estar a enfraquecer
Notícias ao Minuto

17:30 - 21/09/18 por Mariana Botelho 

Lifestyle Corpo Humano

Sim, os ossos são bastante fortes, mas os seus hábitos do dia a dia podem estar a prejudicá-los – desde a sua alimentação aos hábitos de treino. Contra isso, a prevenção deve ser garantida, a qualquer idade.

Antes de saber o que fazer, vale a pena perceber ao certo o que lhe pode estar a tornar os ossos mais sensíveis. O problema tende a ser mais grave nas mulheres que têm ossos mais pequenos e maior probabilidade de sofrer de osteoporose, um problema ósseo que advém de alterações hormonais.

Mas independentemente do sexo, uma dieta pobre e desequilibrada, com pouca ou nula presença de cálcio e vitamina D. Ainda que estes estejam no topo dos essenciais para os ossos, também é necessário garantir o consumo de magnésio, zinco e vitamina B.

Relacionado com a alimentação, ainda que não diretamente, estão as questões hormonais que podem ser afetadas pela alimentação, ainda que os casos mais comuns se devam à menopausa ou, por vezes, à pílula contracetiva que embora não se associe ao risco de osteoporose, pode mexer com o organismo de algumas mulheres. Também outros medicamentos podem ter um papel relevante no aumento do risco de sensibilidade óssea

Quanto aos hábitos de exercício físico, é só garantir que o pratica. Mesmo que tenha pouco tempo, aproveite pelo menos o fim de semana para uma caminhada ou uma hora de natação, por exemplo, fará toda a diferença na saúde dos seus ossos. Mas não se fique por aí, dentro do exercício físico, estimular a flexibilidade é também necessário, já que osso e músculos trabalham em conjunto.

Por fim, as questões genéticas não podem ser esquecidas, pois a probabilidade de se desenvolver algum problema a nível dos ossos é maior em casos de quem tenha casos semelhantes na família. Torna-se por isso essencial manter uma rotina de check up, algo que a grande maioria da população mundial não faz pois apenas optamos por ser vistos por um especialista quando temos algum problema e não por questões de prevenção.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório