Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Está aí a edição de outono da Rota de Tapas Estrella Damm

A iniciativa decorre até sete de outubro.

Está aí a edição de outono da Rota de Tapas Estrella Damm

Esta iniciativa convida os portugueses a partirem de mapa na mão, à procura das melhores iguarias e petiscos, que podem ser degustados na companhia de uma cerveja Estrella Damm pelo valor de 3€.

No total são sete cidades – Lisboa, Porto, Braga, Faro, Aveiro, Évora e Viseu - e 120 restaurantes que, durante 18 dias, brindam os participantes com tapas criadas especialmente para o evento, celebrando assim a gastronomia nacional e local, invocando a estação que se avizinha – o Outono.

Para Vanessa Germano, Brand Manager da Estrella Damm, “a Rota de Tapas Estrella Damm exalta a boa gastronomia, o convívio entre amigos e a descoberta das zonas históricas das cidades. Os restaurantes aderentes fazem parte de uma experiência única que é diferente a cada edição pela variedade e diversidade de tapas apresentadas. Na última edição crescemos em várias regiões para novos bairros e contamos com a adesão de novos restaurantes que trazem inovação e modernidade a uma iniciativa que, a cada edição, reforça o seu sucesso. A existência de Rota de Tapas em novas cidades permite a descoberta de outras geografias e convida a conhecer novas gastronomias e experiências, que nos seus locais de origem são mais genuínas e tem outro sabor.”

Em Lisboa, são 17 restaurantes a aderir à iniciativa, espalhados pelos bairros de Campo de Ourique, Graça e Bairro Alto, com os mais variados sabores – choco, polvo, alheira, mexilhão, cachaço, frango, sushi e opções vegan. Na cidade Invicta, são 21 restaurantes, da Ribeira à Foz, passando por Cedofeita ou pelos Aliados, e vários pontos de paragem obrigatória como a Trinkas Petisqueira, para provar a Mini Bifana 'À trinkas', a Osteria di Porto, para descobrir o Trio de Bruschetta, ou o Bao's Taiwanese Burger, para saborear um Pork Rib Bao.

Recorde-se que esta é, já, a 12ª edição da Rota de Tapas, que teve início em 2013, na cidade de Lisboa. Ao longo dos anos, o conceito foi-se expandindo para outros territórios do país, atendendo à crescente adesão por parte dos portugueses, estando hoje presente em sete regiões – Lisboa, Porto, Braga, Faro, Aveiro, Évora e Viseu, estes três últimos estreantes na última edição.

Lisboa 

Bairro Alto, Cais do Sodré, Campo de Ourique, Graça e Principe Real. São 17 restaurantes e 17 tapas para saborear!Bruschettas, croquetes de cachaço, mexilhão, guisado de choco, croquetes de alheira, salada de polvo são algumas das iguarias, mas existe sushi e opções vegetarianas.

Porto

Há 21 generosas e deliciosas tapas para descobrir durante os 18 dias da Rota de Tapas, na Invicta. Lombinhos de porco, crostinis, morcela grelhada, ossubuco, bacalhau, porco preto e vieira são alguns dos sabores que os visitantes do centro histórico do Porto vão poder experimentar.

Braga

Aqui há 16 tapas para degustar, todas deliciosas iguarias confecionadas com o melhor que a região tem para oferecer. Com sabores tradicionais como alheira de caça, bacalhau ou linguiça, mas tambem com sabores exóticos como cogumelos shitake, caril ou lâmina de salmão enrolado com manga e abacaxi em molho especial.

Faro

A sul também há iguarias para todos os gostos. Na zona do peixe e marisco fresco, são 19 restaurantes a aderir à iniciativa onde será possível experimentar filete de cavala, muxama de atum, poke, barriga de atum e tantas outras combinações saborosas.

Aveiro

Em Aveiro há 19 tapas para descobrir, tão variadas como salada de ovas, mexilhões, pastéis de bacalhau, almofada de leitão, ovo de codorniz, pataniscas, feijoada de bacalhau, filete de petinga, entre tantos outros.

Évora

No Alentejo, região reconhecida pela sua gastronomia e hospitalidade,  são 16 os restaurantes aderentes – muitos deles icónicos. As propostas gastronómicas fazem-se de enchidos, caça, queijos, havendo também espaço para tapas de peixe e opções para os vegetarianos.

Viseu

Nos 12 restaurantes aderentes não faltarão os enchidos de Viseu, tão únicos e saborosos, mas haverá também petinga frita, pataniscas de bacalhau, camarão, queijos, carne de porco laminada, tortilha ou massa de rancho.

Mais informações aqui

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório