Meteorologia

  • 16 OUTUBRO 2018
Tempo
22º
MIN 20º MÁX 23º

Edição

Diga não aos churrascos! Saiba como podem aumentar risco de morte em 36%

De acordo com um novo estudo, conduzido por investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, a taxa de mortalidade é 36% maior nas casas onde se usa lenha e carvão para cozinhar ao invés de eletricidade ou gás.

Diga não aos churrascos! Saiba como podem aumentar risco de morte em 36%
Notícias ao Minuto

14:00 - 21/09/18 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Perigo alimentar

A maioria concorda: os churrascos são deliciosos. Porém há afinal, um lado negro para esta prática – revela uma nova pesquisa.

Um grupo de investigadores britânicos apurou que queimar lenha ou carvão para cozinhar alimentos está associado ao aumento de incidência de doenças respiratórias, e até a um acrescento na taxa de mortalidade.

Naquele estudo, os investigadores detetaram que a mortandade era 36% maior nos lares onde se utilizava lenha ou carvão para cozinhar.

Para chegarem a essa conclusão, os académicos analisaram os registos médicos de 280 mil adultos, de idades compreendidas entre os 30 e os 79 anos, na China.

Os participantes - não fumadores - foram seguidos por um período de nove anos. Durante esse tempo, 19,823 dos voluntários foram hospitalizados ou morreram devido a doenças respiratórias, incluindo vítimas de doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).

O líder do estudo, Ka Hung Chan, disse: “Enquanto que inúmeros estudos realizados anteriormente sugeriam a existência de uma conexão entre o uso de combustível sólido e na incidência de DPOC, a maioria focava-se em alterações na função pulmonar, ao invés das admissões nos hospitais ou até nas mortes decorrentes”.

“Adicionalmente, observámos as associações com outras doenças respiratórias sobre as quais pouco se sabe”.

Análises posteriores revelaram ainda que os indivíduos que deixaram de usar carvão ou lenha e passaram a cozinhar com eletricidade ou gás apresentaram uma redução no risco de doenças e de mortalidade 14% mais elevado.

O Lifestyle ao Minuto já está no Instagram. Siga aqui a nova página. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório