Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Cientistas alegam não haver barreiras que protejam o feto contra poluição

A questão, até então, não havia sido comprovada pela comunidade científica

Cientistas alegam não haver barreiras que protejam o feto contra poluição
Notícias ao Minuto

21:00 - 20/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Gravidez

Não é só aquilo que a mãe come e os hábitos que pratica. O próprio ambiente externo é capaz de afetar o feto de diversas formas, desde o som, que acalma o bebé à própria poluição que o afeta através da placenta da mãe.

Até então, a dúvida mantinha-se em aberto para a ciência, mas uma análise a cinco mulheres britânicas grávidas permitiu uma primeira comprovação de que a placenta é de facto um meio de transmissão de poluição aérea entre o ambiente exterior e o interior do útero, onde o feto se desenvolve.

Tal transmissão é feita pela placenta, onde foram encontradas partículas de poluição que sugerem ter sido inaladas pelas grávidas e embora a análise não tenha permitido concluir se tais partículas são de facto transmitidas da placenta para o feto, acredita-se ser grande a possibilidade, não fosse este o meio de transmissão entre mãe e feto.

Ainda que uma amostra de cinco pessoas seja mínima para poder avançar com a conclusão, os resultados apontados foram imprescindíveis para que se abra a possibilidade a futuros estudos sobre o tema que podem levar ao desenvolvimento de novas formas de prevenção.

De realçar que as cinco mães em estudo deram à luz por cesariana e que os respetivos bebés nasceram sem qualquer complicação de saúde.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório