Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Treinos mais longos que 13 minutos são desperdício de tempo. Como assim?

Esta é a conclusão de um estudo científico que gera dúvidas, mas suscita interesse.

Treinos mais longos que 13 minutos são desperdício de tempo. Como assim?
Notícias ao Minuto

20:15 - 20/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Estudo

Diz a ciência que treinar mais do que 13 minutos é exagero e apenas este tempo garante resultados. Para quem treina por obrigação e sem vontade, esta ideia é bastante aliciante e facilmente muitos a irão utilizar como argumento para treinar por um quarto de hora (menos dois minutos).

Mas de onde vem esta ideia? Do Medicine & Science in Sports & Exercise, para sermos precisos. Foi nesta publicação que se apresentou as conclusões de um estudo onde foi analisado o treino de 34 especialistas do mundo do fit que se submeteram a três tipos de rotina de treino.

A amostra, que praticou sempre os mesmos exercícios, foi dividida em três grupos, em cada qual os tempo de treino foi diferente: 13, 40 ou 70 minutos. Ao contrario do esperado pelos cientistas, após o tempo de análise a melhoria em termos de força foi praticamente a mesma nos três grupos, ou seja, fazer uma ou cinco repetições de um mesmo exercício não resulta em grandes diferenças. Por outro lado, a massa muscular ganha era mais evidenciada em quem treinava por mais tempo (aqueles que completavam três ou cinco repetições de cada exercício.

Tais resultados levaram os especialistas a concluir que, àqueles a quem o interesse é apenas melhorar a força e não propriamente criar músculo, 13 minutos de treino será suficiente. Boas notícias para quem não gosta deste tipo de treino. Resta-lhe perceber que exercícios deve fazer neste tempo e como os realizar sem risco de lesões.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório