Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Esta proteína na dieta das mães aumenta risco de diabetes nos bebés

Ingerir dietas com alto teor de glúten aquando da conceção e durante a gravidez colocam os bebés em risco de contraírem diabetes de tipo 1, sugere um novo estudo.

Esta proteína na dieta das mães aumenta risco de diabetes nos bebés
Notícias ao Minuto

12:30 - 20/09/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Já almoçou?

�O público deve estar a par da possibilidade real de que consumir grandes quantidades de glúten pode ser prejudicial”, dizem os investigadores.

As crianças cujas mães ingerem grandes quantidades de glúten aquando da conceção e durante a gravidez correm um maior risco de virem a padecer de diabetes de tipo 1, revela uma nova pesquisa.

O estudo que envolveu a participação de dezenas de milhares de mulheres apurou que a probabilidade das crianças desenvolverem diabetes de tipo 1 “aumenta proporcionalmente” relativamente ao consumo de glúten pelas mães.

O estudo publicado no periódico científico BMJ, examinou os dados de mais de 63 mil mulheres grávidas dinamarquesas.

Durante a gestação – mais precisamente nas primeiras 25 semanas de gravidez – as voluntárias responderam a um questionário alimentar.

Aquele levantamento pretendia medir o consumo de glúten, encontrado em alimentos comuns, tais como pão, massa e nos cereais.

As participantes foram seguidas entre 1998 e 2016 de modo a monitorizar o desenvolvimento ou não da diabetes nos filhos.

Os investigadores concluíram que o consumo diário de glúten entre aquelas mulheres variava entre os sete e os 20 gramas – sendo em média de 13 gramas.

Foram detetados 247 casos de diabetes de tipo 1 entre os filhos das participantes, após um período médio de acompanhamento de 15,6 anos.

Uma equipa de cientistas no Instituto Nacional de Saúde e Bem-Estar Finlandês concluiu que o risco de diabetes de tipo 1 nos menores “aumentou proporcionalmente” com o consumo materno de glúten.

Aliás, as crianças cujas mães ingeriam maiores quantidades de glúten apresentavam o dobro do risco de sofrerem daquela patologia, comparativamente às gestantes que na altura consumiam índices reduzidos daquela proteína.

Ainda assim, os autores do estudo afirmam que serão necessários mais estudos antes que as autoridades de saúde façam recomendações com o intuito de alterar as dietas das grávidas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório