Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Detox ao quarto de cama? Elimine os químicos que lá se encontram

Não são poucos os casos em que tal acontece, mas reverter este aspeto não é difícil

Detox ao quarto de cama? Elimine os químicos que lá se encontram
Notícias ao Minuto

18:15 - 19/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Tocixidade

Regra geral, um ser humano passa no mínimo oito horas no quarto de cama. Tal equivale a um terço do seu dia e, se quiser ver o cenário maior, um terço da sua vida.

O quarto de cama tem de ser por isso um local relaxante e calmo, o ideal para que adormeça rápido e nada o acorde do sono ‘de beleza’.

Mas a par das cores e decoração escolhidas, importa atentar que também os materiais escolhidos podem não ser os mais adequados ao sono, pelo contrário, são tóxicos e afetam a sua saúde.

Os químicos de que falamos estão presentes em vários materiais e tecidos. Comecemos pelo colchão – sabe de que é feito? Tal como as almofadas, o mais comum é que estes objetos contem com espuma de poliuretano, que é um derivado de petroquímico. A toxicidade deste material está no tratamento que carece como proteção, visto que é um material inflamável, caraterística que se contraria com um material que ‘retarda’ a chama mas trás outros problemas que podem chegar a casos graves de hiperatividade, desenvolvimento sexual alterado, problemas de fertilidade, disfunção tireoidiana ou cancro, aponta o The Chalkboard Mag.

No caso de colchões para bebés, o caso é ainda pior já que em muitos casos se opta por materiais à prova de água que obrigam a que se acresça a lista de materiais tóxicos com o uso de componentes plásticos.

No caso das lãs ou algodão, por exemplo, por não serem materiais inflamáveis, não carecem de tal tratamento, contudo, o problema no caso dos lençóis surge nos casos de lençóis que se apresentam como livres de vincos. Para garantir tal caraterística, o tecido é sujeito a um tratamento que se finaliza com formaldeído, um químico cancerígeno.

Para evitar toda esta toxicidade, o melhor será procurar por colchões, almofadas e roupa de cama em algodão orgânico e latex natural já que assim garante a ausência de químicos. Podem ser mais caros, mas é um investimento que a longo prazo certamente fará a diferença.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório