Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Saiba como o tempo que passa ao telemóvel afeta o seu cão (não é bom)

O tempo que passa a olhar e a mexer no telemóvel está a deixar o seu cão triste, avisa especialista.

Saiba como o tempo que passa ao telemóvel afeta o seu cão (não é bom)

Em declarações à publicação britânica Metro.co.uk o veterinário cirurgião e fundador da associação VetUK, Iain Booth, explicou que quando prestamos mais atenção aos telefones do que aos nossos animais de estimação prejudicamos a ligação emocional que mantemos com esses seres. Tal faz com que os cães em específico se sintam sós, abandonados e isolados.

“Esta dependência tecnológica afeta sobretudo os cães, e não os gatos, porque os primeiros são animais de matilha. E esperam que o seu humano os oriente, comande e assegure”, afirma.

“Para entendermos o que se passa é necessário termos em conta os princípios básicos de como os cães interagem física e emocionalmente com os humanos”, diz o veterinário. Para Booth, os cães são criaturas sociais e os donos são vistos por estes seres como os líderes da matilha à qual pertencem.

“É você quem administra todas as facetas da sua vida – que o alimenta, o leva a passear, lhe diz onde pode estar e ir, e com quem brinca, mas se está constantemente a olhar para o telemóvel dá-se uma rutura nessa conexão vital".

Booth alerta que manter esse tipo de comportamento consistentemente, durante semanas, meses e anos pode resultar no desenvolvimento de sérios problemas comportamentais no animal em questão.

“Pense e veja que faz sentido. O seu cão está a pedir-lhe atenção e você está demasiado focado a olhar para o ecrã, o animal irá certamente ficar confuso, aflito e angustiado”, avisa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório