Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Obesidade infantil e produtos de limpeza. Que relações se apontam?

Porque o excesso de peso entre os mais novos é um problema cada ver mais comum, investigadores de diversas áreas procuram as suas possíveis origens ou aumento de risco. Algumas conclusões, como a agora apontada, diferem bastante do esperado.

Obesidade infantil e produtos de limpeza. Que relações se apontam?
Notícias ao Minuto

22:00 - 17/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Excesso de peso

'Exposição pos natal a desinfetantes de uso doméstico. Microbiota intestinal infantil e risco subsequente de excesso de peso em crianças’ é o título do trabalho de que se fala.

Foi publicado hoje, no Canadian Medical Association Journal, e aponta a grande probabilidade de uma bactéria intestinal no organismo dos mais novos ser afetada por produtos de limpeza.

As conclusões foram apontadas após uma exaustiva análise ao caso de mais de 800 crianças, que durou mais de um ano, tendo o estudo se focado em dois momentos: aos três ou quatro anos de idade e entre o primeiro e terceiro ano de idade, sendo que o peso da criança foi apenas tido em conta nesta segunda fase. A equipa de investigação teve em conta também o ambiente doméstico em que vivia cada uma das crianças.

Após a análise, verificou-se que os bebés que eram expostos a bastantes químicos numa frequência de duas vezes por semana, apresentavam maiores níveis da bactéria Lachnospiraceae  nos intestinos, que é comummente associada ao aumento de peso quando os seus níveis são superiores ao normal.

Tal aumento de peso advém da maior resistência à insulina e tendência para aumento de massa gorda no organismo. Já as crianças que moravam em casas onde os produtos amigos do ambiente eram preferidos, o aumento da bactéria Lachnospiraceae  não se verificou.

Embora não seja possível fazer uma associação direta entre a referida bactéria e o risco de obesidade, foram comuns os casos práticos em que se apontou ambas as situações: aumento da bactéria Lachnospiraceae  em crianças criadas em ambientes com químicos dos produtos de limpeza e aumento de peso fora do saudável pelos três anos de idade.

Para já, aponta-se a necessidade de mais estudos que comprovem a informação hoje apresentada para que se confirme os argumentos que defendam a necessidade de se preferir produtos de limpeza amigos do ambiente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório