Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Somos todos diferentes, mas há apenas quatro tipos de personalidades

As conclusões do estudo agora apresentadas podem vir a facilitar-lhe na hora de responder àquela difícil questão em que lhe pedem para descrever alguém apenas com uma frase.

Somos todos diferentes, mas há apenas quatro tipos de personalidades
Notícias ao Minuto

21:15 - 17/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Personalidade

Descrever a personalidade de qualquer indivíduo pode se traduzir numa tarefa bastante difícil, principalmente se quem lhe faz a questão não lhe dá qualquer orientação acerca do que quer saber ao certo. Mais difícil ainda é quando lhe pedem para descrever alguém com apenas três palavras, por exemplo.

Mas apesar de toda a relatividade e infinidade de personalidades possível a descrever, um estudo aponta que, no fundo, toda a espécie humana se resume a quatro tipos de personalidade.

Média, reservada, egocêntrica e modelo a seguir. No fundo, é nisto que se resume toda a espécie humana, segundo o grupo de psicólogos da Universidade de Engenharia McCormick, nos Estados Unido. Tal grupo, que é liderado pelo português Luís Amaral, analisou o caso de mais de 15.000 indivíduos de todo o mundo. Embora a intenção fosse a de analisar diferentes personalidades de diversas épocas, a falta de literatura impediu a investigação a casos anteriores ao tempo de Hipócrates.

Ainda assim, as conclusões foram suficientes para convencer alguns especialistas mais céticos que concordaram com as quatro personalidades gerais a que se resume a análise por inquérito com cerca de 300 questões.

A personalidade denominada como ‘média’ é aquela que se carateriza como “a mais típica”, ou seja, a que é algo extrovertida mas sem demasiada abertura, um tipo de personalidade mais comum às mulheres. Já a personalidade ‘reservada’, difere-se por ser ainda menos aberto. É também o mais estável a nível emocional e tende geralmente a ser “agradável e com conhecimento”, lê-se no Diario Sur.

Os 'modelos a seguir',personalidade apontada a uma faixa etária mais adulta, como se esperava, são “pessoas fiáveis e que estão abertas a novas ideias. São boas pessoas para ficar a cargo”, refere Luís Amaral.

Por fim, os egocêntricos são aqueles que tendem a focar-se apenas em si mesmos. Não são os mais amáveis mas esta é uma caraterística que tende a decrescer com o avançar da idade.

Os investigadores do referido estudo ressalvam ainda o poder da internet que veio permitir um estudo tão vasto como o presente, simplesmente em troca de alguma informação acerca da personalidade de cada participante, sendo certo que, há décadas atrás, não seria possível uma amostra tão vasta e de tão variadas partes do globo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório