Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

'Depois do Cancro, a Vida': É o mote de campanha de quem sobreviveu

Inicia-se hoje a 6.ª Semana Europeia de Luta Contra o Cancro de Cabeça e Pescoço, que reúne doentes e profissionais de saúde para darem voz às necessidades de prevenção e apoio aos doentes e sobreviventes deste tipo de cancro

'Depois do Cancro, a Vida': É o mote de campanha de quem sobreviveu
Notícias ao Minuto

15:00 - 17/09/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Efeméride

'Depois do Cancro, a Vida' é o mote da campanha Make Sense que reúne a imagem e a história de 12 sobreviventes de carcinomas da cabeça e pescoço para sensibilizar a comunidade e decisores para a importância de apoiar aquelas que vencem a mais dura batalha.

Ana Castro, médica oncologista e Presidente do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço (GECCP) alerta que “o cancro é uma dura batalha à qual cada vez mais as pessoas sobrevivem, especialmente se existir um diagnóstico precoce, e é crucial ajudar estas pessoas a retomarem as suas vidas. É necessário sensibilizar a população, os media e órgãos decisores para as necessidades dos sobreviventes”.

Por sua vez, José Alves, Presidente da ASADOCORAL e um dos protagonistas da campanha partilha que “É importante encontrar formas de chegar ao doente oncológico, perceber as suas necessidades e dar-lhes oportunidades para reaverem a sua vida de volta.”

Assim, durante esta semana vão ser desenvolvidas várias iniciativas, nomeadamente, a inauguração de uma Exposição Fotográfica na Assembleia da República – 'Depois do Cancro, a Vida', vai estar patente entre os dias 19 de setembro e 05 de outubro e pretende imortalizar a esperança de quem sobrevive e quer retomar a sua vida.

Além desta exposição, o GECCP vai avançar com um projeto-piloto de educação infantojuvenil que pretende sensibilizar alunos de escolas básicas para a importância de manter uma boa higiene oral como forma de prevenção de doenças graves. E, para terminar a semana, um projeto de formação multidisciplinar dirigida a especialistas de Medicina Geral e Familiar.

Sendo esta uma campanha de âmbito global, outros países estão a desenvolver ações de sensibilização e o Prof. René Leemans, Presidente do Comitê e Direção da Campanha Make Sense refere que “a campanha não seria o sucesso que é hoje, sem a dedicação das equipas locais por toda a Europa, Brasil e Coreia do Sul”.

Esta é uma iniciativa da Sociedade Europeia de Cabeça e Pescoço (EHNS), GECCP e ASADOCORAL, com o apoio de Merck, Norgine, BMS, MSD, Astrazeneca, Delta Cafés, Ordem dos Farmacêuticos, Holon e Associação das Doenças da Tiroide (ADTI).

 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório