Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

As Termas Centro estão de #portasabertas à sua espera. Sim, é gratuito

A iniciativa 'Viva Termas Centro' abre as portas das Termas da região Centro para que possa testemunhar os benefícios da água termal.

As Termas Centro estão de #portasabertas à sua espera. Sim, é gratuito
Notícias ao Minuto

10:00 - 16/09/18 por Filipa Matias Pereira

Lifestyle 'Viva Termas Centro'

Teve início no dia 15 de agosto e, no último mês, tem percorrido as Termas da região Centro. Falamos do ‘Viva Termas Centro’, uma iniciativa que tem aberto as portas, de forma gratuita, a quem quiser testemunhar as mais-valias das águas termais. O objetivo? “Dar a conhecer o benefício destas águas a quem ainda não teve oportunidade”, explica Guida Mendes, coordenadora das Termas Centro.

Todas as estratégias delineadas pelas Termas Centro são dirigidas para o público “dos 8 aos 80”, mas, neste caso em particular, revela a coordenadora, “também não nos podemos esquecer que temos de recriar conceitos e tentar alcançar novos públicos que podem procurar as Termas por uma questão de bem-estar. É necessário contrariar o paradigma de que as estâncias são apenas para idosos ou pessoas com alguma patologia”, frisou ao Notícias ao Minuto

Nesta iniciativa, são planeadas atividades durante um ou dois dias e, para além de se dar a conhecer todas as essências das Termas, as pessoas são convidadas a testemunhar um tratamento relaxante com água termal, tal como o aerobanho – uma emulsão de bolhas de ar atmosférico em água termal provocada pela insuflação de ar, através de orifícios situados no fundo da banheira. Mas há muito mais no ‘Viva Termas Centro’. Nestes ciclos de animação estão igualmente previstos espetáculos de ‘stand up comedy’, ou até mesmo caminhadas e workshops.

Tal como defende Guida Mendes, quem procura as Termas seja para cura termal, seja pelo bem-estar, “tem muito tempo livre. No ano passado, por exemplo, organizámos percursos 'outdoor' para que as pessoas tivessem oportunidade de descobrir o património da região. E esses percursos foram georreferenciados e estarão agora disponíveis nas Termas do Centro para quem quiser ter essas experiências”. 18 estâncias termais, 18 percursos pedestres – “Estamos a criar materiais que perdurem no tempo”, vinca a coordenadora.

Já no âmbito dos workshops, pretende-se aliar a excelência da gastronomia portuguesa aos produtos típicos da região, mas de “forma saudável”, contribuindo assim para o equilíbrio do organismo. No ano passado, na “trazíamos uma nutricionista e ela adaptava a receia aos produtos autóctones, mas este ano quisemos ir mais além e convidámos restaurantes para fazerem demonstrações e partilharem os seus pratos”.

Por isso, se ainda não teve oportunidade de conhecer as Termas do Centro, consulte aqui onde será o próximo evento do ‘Viva Termas Centro’ e verifique qual a estância que estará de #portasabertas. E, recorde-se, é gratuito. Basta confirmar a sua presença e deixar-se conquistar pelos benefícios da água termal.

Tradição de mãos dadas com a modernidade

Com uma tradição centenária, as Termas portuguesas estão enraizadas na história do país. Podemos, inclusive, remontar à monarquia, e facilmente encontraremos um membro da realeza que tenha estado num balneário termal, como foi o caso da Rainha D. Amélia, que procurou as Termas de S. Pedro do Sul.

Porém, apesar de contarem com uma tradição longínqua, as Termas do Centro são hoje o reflexo de uma perfeita aliança entre história e modernidade. Apesar de manterem a matriz identitária que é seu apanágio, e que é visível por exemplo nas fachadas ou até mesmo em alguns detalhes, foram restauradas de forma, também, a responderem a novos públicos. “A maior parte das Termas tem hoje um espaço destinado ao bem-estar, que é, no fundo, um novo conceito”, explica a coordenadora.

De facto, de 2009 a 2016, as Termas Centro foram requalificadas ao abrigo do programa PROVERE - Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos.

Por isso, se procura um espaço onde o relaxamento assuma o protagonismo, em ambientes intimistas, as Termas são a opção. Duche Vichy, hidromassagem, aerobanho, duche de jato... a oferta é variada e em todas as propostas há um denominador comum: a água termal e os seus benefícios. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório