Meteorologia

  • 03 FEVEREIRO 2023
Tempo
14º
MIN 6º MÁX 17º

Padrões da infância de Alexandra Moura na Semana da Moda de Londres

Os padrões e estilos inspirados nas memórias de infância em Trás-os-Montes da coleção que Alexandra Moura apresentou hoje durante a Semana da Moda de Londres "funcionam bem em Londres", acredita a 'designer'.

Padrões da infância de Alexandra Moura na Semana da Moda de Londres

"Isto funciona muito bem em Londres. Apesar de terem esta multiculturalidade, esta loucura de estilos, de pessoas, de maneiras de estar, de vestir, de andar, de trabalhar - a própria maneira de como eles trabalham é diferente -, todo esse lado mais romântico e tradicional também é muito inglês", disse à agência Lusa.

"Por muito modernos que possamos todos ser, isto são sempre coisas que fazem parte de nós, são as nossas origens de qualquer pessoa", acrescentou.

A coleção "Heirloom" de Alexandra Moura, para a época primavera/verão 2019, foi inspirada nas próprias memórias de infância, das férias passadas com os avós numa aldeia em Trás-os-Montes, de onde se lembra de ver motivos florais em quadros, pratos e têxteis domésticos.

As roupas usam materiais como 'tweed' em tons retro, 'pied de poule', viscose floral em preto, tule delicado com bordado, 'jacquard' floral, denim e algodão, estabelecendo uma ponte entre o clássico e o contemporâneo.

"É uma quantidade incrível de memórias que acabaram por estar aqui representadas, através dos tecidos, tecidos quase sagrados que nos remetiam para essa ideia da procissão, uns que parecem a colcha do quarto dos meus avós, que era uma divisão sempre imaculada. O próprio padrão das flores, que tinha a ver com a sala, a carpete, os sofás, os quadros de parede a imitar o Monet", descreveu.

O lado urbano é introduzido pela própria, que trazia da cidade outros estilos e roupa informal, como o uso de sapatilhas.

"Tudo isto acabou por fazer esta fusão e arranjar este equilíbrio entre aldeia, cidade, romântico, urbano, feminino, masculino, unissexo. E tudo isto aconteceu nesta coleção", refere Moura.

Esta é a quinta participação da 'designer' portuguesa na Semana da Moda de Londres com o apoio do Portugal Fashion, onde, além do público europeu, pretende promover-se junto dos mercados asiáticos, designadamente da China, Japão e Kuwait.

O Portugal Fashion, projeto de moda liderado pela ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários, tem como objetivo promover a nível internacional marcas portuguesas com potencial de crescimento e comercial.

É cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A Semana da Moda de Londres abriu oficialmente hoje e prolonga-se até terça-feira, aliando desfiles, palestras e exposições a outro tipo de eventos, como a venda de artigos de moda e decoração selecionada por profissionais.

Na passarela oficial destacam-se entre outros, os desfiles das marcas Mother of Pearl, Katherine Hamnett, Bobby Abley ou Georgia Hardinge, sendo de notar a ausência da dupla portuguesa Marques'Almeida, participantes habituais desde 2010 e que vão antes apresentar-se na Semana da Moda de Paris, que decorre entre 24 de setembro e 02 de outubro.

Mesmo assim, a marca de Marta Marques e Paulo Almeida, que em 2014 foi premiada na categoria de Talento Emergente - Moda Feminina dos British Fashion Awards e em 2015 recebeu o prémio LVMH para Jovens Estilistas de Moda, terá um ponto de venda temporário em Londres, com edições de material antigo e artigos da atual coleção outono/inverno. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório