Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Seis mitos sobre a menstruação para esquecer já (ou não...)

São contos do tempo das nossas avós e bisavós mas que ainda assim afetam a vida e o bem-estar da mulher moderna. A revista Vogue partilhou alguns dos mitos que deve simplesmente esquecer ou não...

Seis mitos sobre a menstruação para esquecer já (ou não...)

Um estudo levado a cabo pela marca Johnson & Johnson, em parceria com a KYRA Pesquisa & Consultoria, inquiriu cerca de 1.500 mulheres, entre os 14 e os anos em cinco países: Brasil, Índia, África do Sul, Filipinas e Argentina.

E relativamente aos dados apurados, os executivos da empresa não se mostraram de todo surpreendidos com certas crenças sobre a menstruação que continuam enraizadas no cérebro das mulheres. “Sabemos que existem diversos mitos que envolvem a questão e por isso abraçamos a causa de tratar a menstruação com naturalidade. Associá-la a algo negativo impacta a autoestima”, acredita José Cirilo, diretor de Marketing da Johnson & Johnson Consumo Brasil.

A saber:

1. Andar descalça durante o período provoca cólicas, assim como lavar a cabeça faz mal. Mito. “A exposição às baixas temperaturas não influencia a intensidade da dor. E também não há nenhuma restrição em lavar o cabelo”, afirma Renato de Oliveira, ginecologista responsável pela área de reprodução humana da clínica Criogénesis, de São Paulo.

2. Não posso praticar desporto e muito menos entrar na piscina quando estou menstruada. Mito. Pode praticar exercício físico durante a menstruação. Mais do que isso, treinar faz bem. Alguns estudos revelam que exercícios regulares podem minimizar as dores sentidas e também o stress causado pela TPM.

3. É impossível engravidar durante o período menstrual.  Mito. É pouco provável, mas pode acontecer. A maioria das mulheres ovula por volta do 14º dia após o início da menstruação, mas a ovulação pode acontecer antes. Além disso, os espermatozoides sobrevivem de 48 a 72 horas depois da ejaculação, o que aumenta a possibilidade de engravidar.

4. O sexo durante a menstruação é mais prazeroso. Há controvérsia. “Para algumas mulheres sim, pois a vagina fica mais lubrificada e aumenta o fluxo de sangue na região do clitóris, que fica mais sensível. Por outro lado, muitas sentem-se desconfortáveis e perdem a libido”, refere Renato Oliveira.

5. Ter relações durante a menstruação aumenta a probabilidade de contrair DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). Verdade. Durante o período aumentam as chances de transmissão e contágio das DSTs, pois o sangue é a via de contágio para várias doenças.

6. A mulher engorda quando durante a menstruação. Mito. Devido às alterações hormonais, algumas mulheres podem fazer retenção de líquidos e, portanto, ficarem mais inchadas no período, mas não significa que engordaram – já que o processo regride naturalmente aquando do fim do período.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório