Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Sabe a ‘dança’ com que se evita chocar contra alguém? A ciência explica

Andar na rua é algo que fazemos diariamente e sobre a qual pouco pensamos, mas todo o comportamento é digno de estudo e este não é exceção, já que acontece a todos nós.

Sabe a ‘dança’ com que se evita chocar contra alguém? A ciência explica
Notícias ao Minuto

11:45 - 13/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Comportamento

A investigação de que aqui se fala refere-se àquele momento constrangedor, mas frequente, que acontece quando nos tentamos desviar de alguém na rua e damos um passo para a direita, e quem está à nossa frente dá um passo para a sua esquerda, mantendo-se à nossa frente. O movimento repete-se para o lado contrário até que algum pare para o outro passar e ambos seguirem a sua vida,

E porque é que tal comportamento é alvo de estudo? Porque andar na rua é uma tarefa quotidiana sem regras impostas mas implicitamente estipuladas que levam o ser social a agir de determinada maneira.

Ao contrário do carros, que seguem normas bem mais restritas, quando se anda a pé o interesse comum é, principalmente, o de não chocar contra alguém, mas também garantir o espaço próprio.

Em locais onde culturalmente o espaço individual de cada um seja algo mais relevante, tende-se a dar mais espaço ao próximo, mesmo que inconscientemente. Contudo, nas grandes metrópoles, a vida agitada leva a que se ignore este aspeto o que leva a que não se preveja com grande antecedência o possível choque com outro alguém, de quem nos desviamos apenas quando já estamos bastante próximos (e tem como consequência a tal ‘dança’ que referimos).

Mais: nestas situações, cada indivíduo tenta, no seu subconsciente, corrigir a direção a que se anda o que leva a que inconscientemente se crie o efeito de espelho que ‘prende’ dois indivíduos naquele momento de oscilação.

Embora tenha sido impossível para os investigadores recriar o comportamento em laboratório, os autores do estudo referem que muito dificilmente se irá conseguir prever quando evitar tais situações. Resta-lhe evitar olhar para o smartphone quando anda na rua para se desviar a tempo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório