Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

O que diz o seu gato? Entenda cada ‘miau’

Os felinos comunicam pela postura, ronronar ou mesmo aroma. No caso do miar, o som é quase sempre dirigido aos humanos, garantem especialistas nesta espécie.

O que diz o seu gato? Entenda cada ‘miau’
Notícias ao Minuto

09:30 - 13/09/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Comunicação

Para o ser humano, vários são os benefícios de se ter um gato de estimação, como comprovam vários estudos. Ajuda a reduzir o stress e melhora a comunicação em caso de pessoas com autismo, por exemplo, além de deixar qualquer um mais bem disposto pela simples presença felina.

Quem tem gatos, acaba por os ‘humanizar’ ao dizer que o animal está triste ou ofendido, como se entendesse a sua personalidade e o que ele ‘diz’. Sem esquecer que este é um animal irracional, é certo que os gatos comunicam com os seres humanos e há formas de se entender o que o mesmo quer, comparando os tipos de miar usados em cada situação.

No site Catloverhere, especialistas especificam cada caso que deve ser distinguido pelo tamanho de cada som. Se for curto e único, possivelmente o gato está a cumprimenta-lo e se repetir várias vezes o miar (como deve ter reparado, acontece principalmente quando chega a casa) está a cumprimentá-lo mas de uma forma mais efusiva, já que não o vê há bastante tempo.

Não fossem os gatos os donos da casa, é comum o gato fazer pedidos – ou exigências – ao dono. Se o miar for médio-longo, significa que o gato quer algo, possivelmente comida, dizem os especialistas. Já se for mais prolongado e demorar alguns segundos, estará mesmo a exigir alguma coisa.

Por outro lado, quando o miar é muito baixo, o gato pode estar a tentar exprimir dor, pelo que os donos devem estar atentos a estes casos, despistando alguma lesão ou mau estão. Já se for um miar curto e bem alto, é porque se magoou, por exemplo, porque lhe pisou a cauda e o gato se assustou.

De referir ainda que, a par dos momentos em que quer comida, ou sair de casa, quando um gato mia muito poderá querer indicar stress ou mesmo mimos. Quando ronrona, outra forma de comunicar, significa que está feliz e relaxado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório