Meteorologia

  • 20 NOVEMBRO 2018
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 17º

Edição

Esta é a melhor altura para tomar o pequeno-almoço

Quando come é tão importante quanto o que come.

Esta é a melhor altura para tomar o pequeno-almoço
Notícias ao Minuto

08:45 - 13/09/18 por Mariana Botelho 

Lifestyle Rotina Matinal

Para si é óbvia a resposta à questão? Pense melhor. Acordar antes do nascer do sol para treinar ou acordar bem mais tarde porque é sábado (e deixa passar a suposta hora de pequeno-almoço) são alguns dos mais comuns casos em que a questão se coloca.

Em cada um destes casos, aquilo que escolhe para primeira refeição do dia pode diferir, bem como – por questões de tempo e própria aceitação do corpo – ser mais indicado a diferentes alturas da manhã.

Mas há um aspeto generalizado aos casos mais comuns (leia-se, em que acorda a tempo de se preparar para ir trabalhar e pouco mais). Nestes casos, diz a dietista Theresa Shank que a melhor altura para se comer o pequeno-almoço é duas horas após se levantar, quer se levante às 6 da manhã ou às 9h.

A especialista explica: “Comer com este período garante o período suficiente para que se ganhe um apetite saudável além de se estabilizar o açúcar no sangue ao longo do dia. É quando o açúcar no sangue está desregulado que mais sentimos fome, má disposição e comemos demasiado – tudo coisas a evitar”, aponta.

A condição exclui casos de saúde mais específica como quem sofre de diabetes e tem de garantir quase de imediato a estabilização de açúcares no sangue. Nestes casos, Theresa sugere a espera de uma hora, que será o tempo suficiente para equilibrar os níveis de glucose no sangue.

Outros casos específicos incluem as situações de quem treina antes de ir trabalhar. Se acorda e meia hora de pois está equipado e pronto para o exercício, só tem de perceber se o seu organismo reage melhor ao treino em jejum ou já com algo no estômago e aqui, é claro, aquilo que come tem de ter em conta de que vai treinar, logo, evite um pequeno-almoço muito pesado.

Por fim, para quem não gosta de comer logo de manhã, a especialista alerta que tem de comer algo. Não precisa de se sentar para um banquete de ovos, bacon e torradas, mas uma peça de fruta ou um iogurte grego, por exemplo, irão evitar que o seu metabolismo fique lento, os níveis de açúcar no sangue fiquem desequilibrados e sinta tonturas. Tudo isto depois de um imprescindível copo de água que garante a hidratação depois de um período de sono em que o corpo não recebeu nada.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório