De modo a reduzir o risco de desenvolvimento desse tipo de problemas é recomendada a adoção de hábitos alimentares sadios.
A manutenção de um peso saudável e evitar o consumo de álcool são algumas das formas mais eficazes de diminuir a probabilidade de aparecimento de doenças do fígado.
Mas quais são os alimentos que deve ingerir de modo a reverter o chamado fígado gordo?
Eis cinco opções que deve considerar consumir:
1. Brócolos
Um estudo realizado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, estabeleceu uma ligação entre comer brócolos e a ocorrência de doenças do fígado.
Os cientistas conduziram várias experiências em ratos, e concluiram que os nódulos cancerígenos eram afetados por aquele vegetal.
A ingestão de brócolos contribuiu para a redução do número de células nocivas nos corpos das pequenas criaturas.
2. Peixe gordo
Os especialistas aconselham o consumo de peixe rico em ómega-3, tal como o salmão e o atum.
Segundo um estudo publicado no periódico científico NCBI o consumo de peixe pode ajudar a regular os níveis de gordura do fígado.
Mais ainda, o peixe gordo será responsável por aliviar a inflamação, o que ajuda a prevenir a falência daquele órgão vital.
3. Abacate
De acordo com uma pesquisa divulgada pela Sociedade de Química Norte-Americana esse fruto contém componentes que ajudam a reduzir o processo de degeneração do fígado.
4. Tofu
Este alimento de origem vegetal diminui a gordura acumulada naquele órgão.
5. Azeite
O azeite é rico em ácidos gordos e em ómega-3, sendo uma excelente opção para cozinhar e para temperar, ao mesmo tempo que previne o aparecimento de doenças do fígado.