Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Cinco verdades que tornam os sumos detox menos espetaculares

Não existem alimentos nem dietas milagrosos, mas em relação ao detox, parece que se acredita ser a solução para muitos casos. É, por isso, urgente esclarecer alguns pontos.

Cinco verdades que tornam os sumos detox menos espetaculares
Notícias ao Minuto

15:00 - 12/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Dieta

Resolve qualquer ‘pecado’ cometido no dia anterior em exagero, é a solução para acabar com os ‘quilos a mais’ antes de alguma data em específico e surge como melhor opção para um almoço rápido e saudável.

Numa visão extremista, estas são as vantagens mais apontadas aos sumos detox, que ganharam inúmeros adeptos. Mas no fundo, nenhuma delas pode ser apontada como verdade absoluta.

Aliás, muitos nutricionistas alertam para a necessidade de se esclarecer acerca desta tendência alimentar que pode até ser benéfica mas perde qualidade quando aplicada da maneira errada.

Por isso, e para quem esteja a pensar em optar por esta solução, há cinco verdades – não tão otimistas – que vale a pena esclarecer.

Os sumos detox não servem para emagrecer: Pelo contrário, são muitos os casos em que o aporte calórico e grande pelo seu efeito energético. Como se irá explicar mais à frente, uma alimentação à base destes sumos pode ter o efeito contrário que o de perder peso.

Um sumo detox nunca será tão benéfico como comer fruta: É na casca da fruta que se encontra a maior parte dos nutrientes, logo, num sumo perderá este importante aspeto. Além disso, a fruta espremida perde a fibra o que leva a que o sumo em questão seja também mais rico em açúcares do que a fruta inteira.

Uma refeição saudável nunca se baseará no consumo exclusivo de sumos: Os sumos detox devem servir para complementar a refeição que é completa e variada. Com o intuito de se emagrecer, quando se restringe uma alimentação a sumos o corpo sente necessidade de ir buscar os nutrientes em falta a outras fontes, nomeadamente os músculos, o que leva à consequência de maior acumulação de gordura.

São diuréticos… mas apenas porque levam água: Não acredite no efeito diurético destes sumos. Beber água (simples ou aromatizada) ou chá, terá um efeito semelhante.

O efeito saciante perde-se facilmente com a escolha errada de ingredientes: Cada fruta e vegetal tem efeitos diferentes. Aqueles com maior quantidade de verdura são os mais saciantes, já os que contam com frutas diuréticas têm o efeito contrário. Ou seja, para criar um bom sumo (leia-se, eficaz), há que perceber os seus ingredientes e seguir a proporção de, pelo menos, 60% de vegetais e 40% de fruta).

Siga também Lifestyle ao Minuto no Instagram

https://www.instagram.com/lifestyleaominuto/ 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório