Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

A obesidade afeta também o cérebro, e a relação é agora explicada

Com este avanço na ciência, torna-se mais fácil proteger-se o cérebro.

A obesidade afeta também o cérebro, e a relação é agora explicada
Notícias ao Minuto

14:00 - 12/09/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Consequências

Que a afetação a nível cerebral é uma das consequências da obesidade, não é novidade, mas o motivo ainda não estava bem definido.

Num estudo publicado esta segunda-feira no Journal of Science, explica-se que, no cérebro de quem sofre de obesidade, quebram-se conexões entre células nervosas que são importantes para a aprendizagem e memória, refere o Science News.

Tais quebras devem-se à falta de ‘espinhas dendríticas’ que finalizam as células nervosas e são responsáveis pela conexão celular mas são destruídas pelas células do sistema imunitário que não consegue realizar a sua normal função num corpo obeso.

Tal conclusão – e sendo a obesidade um problema de tratamento demorado – é possível decidir que droga administrar para bem se proteger o cérebro, que passa pela anulação das células do sistema imunitário.

A análise foi feita em ratos de laboratório, cuja atividade cerebral é semelhante ao nível das sinapses neurológicas. Em 12 semanas de uma alimentação rica em gorduras, os ratos expostos a tais hábitos apresentaram uma afetação cerebral 40% superior quando comparada com ratos que seguiam uma alimentação mais controlada.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório