Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

‘Às vezes, sempre, nunca'. Sabe a origem desta regra de etiqueta?

Num blazer de fato, os três botões têm a sua lógica: o primeiro pode ou não estar abotoado, o do meio deve estar sempre abotoado e o último, nunca. Mas de onde vem a regra?

‘Às vezes, sempre, nunca'. Sabe a origem desta regra de etiqueta?
Notícias ao Minuto

12:30 - 12/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Curiosidades

Nem sempre se seguiu esta regra, o que se comprova por casacos criados há décadas que contam com cinco botões, por exemplo.

Conta o Mental Floss que tal regra foi criada pelo Rei de Inglaterra Edward VII que engordou muito no século XIX o que o deixava desconfortável quando sentado no trono. Tal levou-o a tomar a decisão de, por ‘gostar’ de ver o último botão desabotoado, passaria a usar assim.

Ora, naquela altura, a realeza tinha forte influencia no estilo época, pelo que cedo se notou a forma de utilizar o casaco pelo rei e a que rapidamente muitos aderiram.

A tendência manteve-se até hoje, em que os blazers já são desenhados a pensar que são para se usar com o terceiro e último botão desabotoado, levando a que de uma referência de estilo nascesse uma questão pratica e visual.

Mas este não é o único pormenor que encontra nos blazers com referências históricas. Também a fileira de botões de punho, presente em muitos casacos, tinha como propósito evitar que os militares se assoassem nesta zona do casaco.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório