Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Contra o stress no trabalho, siga estes cinco pontos

Um em cada seis trabalhadores sofre de pouca saúde mental como ansiedade e depressão. A solução pode estar numa simples mudança de hábitos.

Contra o stress no trabalho, siga estes cinco pontos
Notícias ao Minuto

08:00 - 12/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Ansiedade

Parar. Por vezes é o suficiente para relaxar a cabeça e ‘desligar’ a mente do trabalho que, em momentos de mais stress, leva a um mau estar físico e mental que se reflete na própria performance laboral e vida social.

O caso é comum, como aponta um estudo avançado pelo Mind que inquiriu 40.000 trabalhadores que admitem não estar no melhor estado de saúde, seja por problemas com o patrão, colegas ou insegurança face à realização do trabalho em questão. A atual presença tecnológica no dia a dia, que quebra certas barreiras entre casa e trabalho também é relevante para este aumento de stress, por impedir que se separem tais ambientes.

Posto isto, dormir o tempo necessário e ignorar os emails de trabalho que lhe chegam à meia noite, por exemplo, é o primeiro passo, como refere o psicoterapeuta Andrew Kinder, que aponta cinco pontos específicos essenciais para evitar o stress no trabalho.

1. Descansar o suficiente: Não é secundário e na falta de tempo, risque outra qualquer tarefa da sua agenda, não o sono. É durante o sono que se recarregam as energias.

2. Atenção ao consumo de álcool: Um copo de vinho depois do trabalho parece uma boa aposta quando se sai do escritório e se quer relaxar um pouco. De facto, é, mas importa ter em consideração que, mesmo em pequenas quantidades, se este consumo de álcool se tornar frequente tomará o sentido inverso ao pretendido, o de relaxar.

3. Organize-se e termine o dia apropriadamente: O não desligar a mente do trabalho deve-se à quantidade de tarefas que se tem para fazer que parecem afundar o trabalhador que, quando não as consegue terminar no dia, não consegue deixar de pensar nas mesmas quando chega a casa. Para o evitar, organize-se e crie uma lista de prioridades. Garanta que termina no próprio dia as tarefas mais importantes e deixe para o final aquelas que até poderiam ser concluídas no dia seguinte, assim, se não tiver tempo de as terminar, não se sentirá tão stressado.

4. Mantenha-se ativo – física e mentalmente: Obrigue-se a focar em qualquer outra coisa que não o trabalho. Se ao mesmo tempo trabalhar o corpo, ainda melhor. Vai cansar-se, mas sentir-se mentalmente renovado e aceitará melhor o próximo dia de trabalho.

5. Combata a culpa: Quando se deixa controlar pelo stress, tende a cair no sentimento de culpa de que não consegue lidar com aquelas tarefas, que falhou para com os seus colegas e que tem poucas capacidades. Tais pensamentos deitam-no ainda mais a baixo e têm de ser combatidas pelo próprio. Evite os pensamentos positivos, foque-se no que já atingiu e acredite que cada qual é diferente e a maneira como trabalha e lida com cada situação, é diferente a cada caso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório