Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Comer apenas 60 gramas deste alimento reduz o colesterol

O colesterol elevado causa cerca de um terço de todas as doenças cardiovasculares, em todo o mundo. Estima-se ainda que o colesterol alto provoque 18% do total das doenças cerebrovasculares, 56% do total das doenças isquémicas cardíacas e cerca de 4,4 milhões de mortes em todo o mundo, representando cerca de 7,9% do total.

Comer apenas 60 gramas deste alimento reduz o colesterol
Notícias ao Minuto

21:00 - 11/09/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Petisque

Já em Portugal, aproximadamente um quarto da população apresenta colesterol de risco elevado.

Porém, as notícias não são todas más: aparentemente incluir um alimento específico no regime alimentar pode reduzir os níveis de gordura no sangue.

Os doentes que sofrem de colesterol elevado têm excesso de lípidos no sistema circulatório, o que pode por sua vez provocar o aparecimento de outras doenças.

Felizmente, existem algumas formas simples de reduzir os níveis de colesterol – mesmo sem a toma de medicação.

Adotar pequenas mudanças na dieta ingerida ou no estilo de vida pode contribuir para a redução dos sintomas, minimizando o risco de incidência de um enfarte ou ataque cardíaco.

Mas, afinal como pode baixar o colesterol naturalmente?

Consumir diariamente 60 gramas de frutos secos pode reduzir os índices de gordura no sangue.

Cajus, amêndoas e amendoins estão entre os alimentos com mais alto teor de proteína, fibra e gorduras insaturadas saudáveis. Sendo ainda fontes ótimas de vitamina E, magnésio e de potássio.

Uma pesquisa conduzida por investigadores norte-americanos da Universidade de Loma Linda mediu a relação entre o consumo de frutos secos e a redução do colesterol.

Os académicos reviram adicionalmente 25 estudos realizados anteriormente, e que observaram e testaram cerca de 600 participantes.

Os resultados revelaram que aqueles que consumiam diariamente cerca de 67 gramas de frutos secos apresentaram em média uma redução dos níveis de colesterol de 7,4%.

Em resposta aos resultados da nova pesquisa, o sistema de saúde britânico já se manifestou: “Estes dados preliminares pedem por sua vez a realização de pesquisas posteriores, que investiguem um modo de otimizar a alimentação de forma a diminuir o colesterol”.

“Ainda assim é necessário ter em atenção que existem muitas variedades de frutos secos à venda no mercado, altamente salgados ou cobertos de açúcar ou de outros óleos vegetais – o que aconselhamos é que os indivíduos optem por ingerir frutos secos crus e sem sal”.

“Adicionalmente, é necessário ter em atenção que apesar dos frutos secos apresentarem um baixo teor de gordura, são ainda assim alimentos ricos em gordura e calorias, e como tal devem ser consumidos com moderação e como parte integrante de uma dieta saudável”.

O Lifestyle ao Minuto já está no Instagram, siga aqui a página

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório