Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Os cinco molhos mais saudáveis para temperar saladas

Não estrague o prato, mas também não o coma sem aquele toque de sabor (aprovado por nutricionistas).

Os cinco molhos mais saudáveis para temperar saladas
Notícias ao Minuto

12:30 - 11/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Dicas de cozinha

Quando decide almoçar uma salada, as intenções são as melhores: comer algo leve, pouco calórico e completo.

O problema – a que muitas vezes estamos mais ‘expostos’ quando a salada é comida fora de casa – está nos molhos que finalizam aquele prato e o transformam rapidamente em algo menos nutritivo e bem mais calórico. É o caso de molhos como maionese ou molho barbecue.

Sem molhos, contudo, a salada fica menos apelativa e torna-se uma opção de ‘torcer o nariz’. Para que tal não aconteça, há que conhecer as opções mais saudáveis. Não só dão sabor como complementam o prato nutricionalmente

Azeite Virgem Extra e Vinagrete: A opção mais básica é considerada um super alimento com propriedades antioxidantes (ou seja, protegem o cérebro e a sua capacidade de memória), além de regular os níveis de insulina e ajudar a prevenir graves doenças como cancro, doenças cardíacas ou diabetes tipo 2. nutricionistas aconselham a que misture uma colher de ambos os molhos com uma de mostarda.

Tahini: A pasta de sésamo não é nada mais do as sementes moídas, que libertam naturalmente um líquido, um pouco de limão e água. Uma opção saudável e vegan que é bastante rica em fibra e proteína.

Guacamole: Há quem coma barrado no pão, ou servido com tacos, mas a pasta de abacate serve também para temperar a salada, já que é uma gordura boa rica em antioxidantes, vitaminas e minerais. Para que a dose não seja em excesso, esta não deve ser a opção caso a salada já contenha abacate.

Hummus: Pasta de grão de bico com limão é ideal para acompanhar algumas saladas, principalmente as que contam com pouca proteína já que o grão de bico a garante. Estudos recentes garantem o grande aporte de nutrientes que se consegue através desta pasta.

Pesto: Não, não serve apenas para temperar massa. É bastante rico em fibra, proteína e ferro e deve ser misturado apenas com os vegetais, a que se junta posteriormente os restantes ingredientes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório