Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

No Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, alerta-se para graves aspetos

Desde 2003 que o dia 10 de setembro assinala este frequente problema, em Portugal inclusive.

No Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, alerta-se para graves aspetos
Notícias ao Minuto

14:00 - 10/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Alerta Mundial

Segundo a OMS (Organziação Mundial de Saúde), o suicídio é a 13ª causa de morte mais comum a nível mundial. Estima-se que, anualmente, morram um milhão de indivíduos por suicídio.

Os valores são preocupantes, mas o que fazer? A questão mantém-se e tem direito ao dia de hoje que é dedicado ao seu debate e ainda maior sensibilização e consciencialização sobre um problema que nunca deve ser esquecido.

Em Portugal é a Sociedade Portuguesa de Suicidologia quem organiza os eventos que marcam a data como debates ou colóquios, a par dos quais se levantam questões que rapidamente correm o mundo e abrem debate (ou pelo menos consciencializam) sobre o tema a nível global.

É o caso da campanha que ganha destaque este ano sob a forma de carta aberta em que se critica a expressão ‘cometer suicídio’. “Precisamos de falar acerca do suicídio… responsavelmente”, é a introdução que intitula tal carta, que pede a jornalistas e demais que atentem na forma como escrevem sobre o tema.

‘Cometer suicídio’ sugere egoísmo ou mesmo crime, uma ideia que perdeu importância há largas décadas já que, no Estados Unidos, o suicídio deixou de ser considerado crime em 1961, lê-se na carta.

Em vez disso, o problema deve ser reconhecido como um estado de saúde mental pelo que se sugere o uso de expressões como ‘morreu por suicídio’ ou ‘tirou a própria vida’, sem esquecer de que cada caso de suicídio é bastante único e deve ser tratado com toda a sensibilidade possível.

A responsabilidade dos jornalistas e outros indivíduos que tratem destes assuntos, é grande. Especialmente entre os jovens que são frequentemente influenciados pela opinião pública e mediática. Não se pode, por isso, apresentar o caso como uma ‘saída fácil’ nem tão pouco reportar pormenores de eventuais suicídios reportados, lê-se na mesma carta.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório