Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

A ciência é que diz: só precisa de meia hora para "mudar a sua vida"

É de manhã que se começa o dia. Acredite, a rotina matinal pode influenciar em muito o resto do seu dia… e a sua vida no geral.

A ciência é que diz: só precisa de meia hora para "mudar a sua vida"
Notícias ao Minuto

20:15 - 07/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Atitude

Pequenas mudanças no seu dia a dia podem ser responsáveis por influenciar em muito a forma como leva o dia. Falamos aqui dos alimentos que o estão a deixar cansado e o certo é que muitos deles são consumidos ao pequeno almoço que levam a que se fique sem energia e com fome até ao almoço.

Mas além do que come, outras atitudes podem ser responsáveis pela forma como se sente por isso nada como apostar na rotina mais eficaz. Cientificamente comprovado, são bem simples as rotinas matinais de que agora se fala, capazes de aumentar a energia e vitalidade para enfrentar todo o dia. Só precisa de cerca de meia hora (vai ver que vale a pena perder este tempo de sono).

‘O primeiro favor do dia’

É melhor dar do que receber. A premissa é confirmada por um estudo de Harvard que comprova os benefícios de se ser generoso. Por isso, perca cinco minutos de manhã para fazer um simples favor a alguém. Algo que não lhe ocupe muito tempo e que não seja visto como obrigação, vai ajudar o próximo e a si também. Alguns exemplos apontados no El Confidencial passam por escrever uma carta de recomendação que lhe foi pedida, partilhar algum conhecimento com alguém que se interesse por tal tema, por exemplo.

‘Três coisas por que agradecer’

De manhã, procure um local calmo e escreva três coisas por que está agradecido. Pode ser algo relacionado com o trabalho, relações ou apenas consigo próprio. Segundo o psicólogo Shawn Achor, se o fizer durante 21 dias seguintes, sentir-se-à bem mais em paz consigo mesmo e ser-lhe-à mais fácil alcançar a ‘tão desejada felicidade’, diz o especialista. E não lhe retira mais do que dois minutos por dia.

‘Pratique um exercício de respiração’

Respirar calmamente e sem distrações é suficiente para reduzir o stress e a ansiedade. A prática é por isso essencial a que tende a stressar com o trabalho. Bastam cinco minutos, diz um estudo dda Universidade de Standford, para melhorar o seu dia. Sente-se com as costas retas num sítio calmo e respire.

‘Tome café com alguém’

Esta é uma refeição comummente tomada a correr, mas não devia. Antes de começar o dia de trabalho, chame algum colega de trabalho para o acompanhar num café. Sem pressas. Num momento de pausa, fora do local de trabalho, ganhará outra empatia com alguns colegas ou então, sentir-se-à bastante bem disposto se conseguir combinar com alguém que não vê há algum tempo um breve café matinal. Numa pausa de 20 minutos, põe parte da conversa em dia, certamente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório