Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Afinal, as crianças devem ou não beber leite antes de irem dormir?

Cientistas do Hospital de Royal Brompton, no Reino Unido, respondem há questão que continua a intrigar muitos pais.

Afinal, as crianças devem ou não beber leite antes de irem dormir?
Notícias ao Minuto

10:00 - 07/09/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mitos

Afinal, beber leite não aumenta a produção de muco, indica uma nova pesquisa. Os dados apurados sugerem que a crença enraizada de que a bebida branca aumenta a produção de muco e piora certas condições respiratórias – desde asma às gripes comuns – é de facto um mito.

E os investigadores reiteram que os pais não devem parar de dar leite às crianças, já que a bebida é rica em cálcio, um nutriente vital para a saúde e crescimento dos ossos.

O médico Ian Balfour-Lynn, clínico no Hospital de Royal Brompton, em Londres, disse: “Há muito que a maioria dos pais crê erradamente que beber leite aumenta a produção de catarro nos pulmões, e como tal param ou evitam dar leite aos filhos”.

“Tal acontece sobretudo em pacientes com condições associadas ao excesso de muco, tais como a fibrose cística ou a disquinesia ciliar, e que inclui também crianças que sofrem de asma e de pieira”.

“De facto muitos acreditam que a ingestão de leite deve ser evitada por pessoas que padeçam de qualquer problema respiratório e até de gripe”, explicou.

O médico acrescentou que o mito de que o leite está associado a uma maior produção de muco enquanto que a canja ajuda a expulsá-lo, terá começado em 1204 a partir de um ensaio sobre a asma, escrito pelo líder espiritual e físico real judaico Moses Maimónides.

Já no século XX, em 1946, o médico e escritor Benjamin McLain Spock ajudou a perpetuar o mito no bestseller ‘Meu Filho, Meu Tesouro’, que vendeu mais de 50 milhões de cópias em todo o mundo.

Apesar de logo em 1948 terem surgido pesquisas que desmentiam a teoria, a verdade é que a fábula persiste até aos dias de hoje.

E concluiu: “Apesar da textura de certos tipos de leite fazer com que algumas pessoas sintam o seu muco e saliva mais espessos e difíceis de engolir, não existem quaisquer provas que o leite provoca a secreção excessiva de catarro”.

O novo estudo foi publicado no periódico científico Archives of Disease in Childhood.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório