Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Iogurtes ditos saudáveis “são perda de dinheiro e fazem mais mal que bem”

Uma nova pesquisa sugere que os iogurtes que são comercializados como probióticos e capazes de melhorar a saúde digestiva são nada mais do que uma farsa.

Iogurtes ditos saudáveis “são perda de dinheiro e fazem mais mal que bem”
Notícias ao Minuto

08:00 - 07/09/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Farsa alimentar

O estudo israelita apurou que as ‘bactérias boas’ que esses iogurtes alegam conter, têm de facto pouco ou nenhum efeito no organismo – já que a maioria dos indivíduos é resistente aos referidos probióticos e acaba por os expelir naturalmente do intestino.

Já noutros casos, e de acordo com os investigadores, as ‘bactérias boas’ acabam até por fazer mais mal do que bem.

Recorde-se que as alegações de que os iogurtes probióticos ajudam a regularizar o intestino e a melhorar a flora intestinal foram proibidas pela União Europeia em 2012 – ainda assim a indústria continua a contestar a proibição.

Todavia, a nova pesquisa revela que os produtos supostamente mais saudáveis não funcionam em grande parte dos indivíduos.

Exames realizados aos intestinos de voluntários, os quais consumiram alimentos probióticos durante dois meses, não revelaram qualquer sinal da presença daqueles organismos.

Num comunicado o Instituto de Ciência de Weizmann, em Israel, disse: “Os probióticos mostraram-se ineptos na colonização dos seus sistemas digestivos. Tal demonstra que os probióticos não deveriam ser recomendados como suplemento de forma generalizada”.

Mais ainda, um segundo estudo apurou que o intestino levou mais tempo – meses e não dias – a voltar ao seu estado bacteriano natural saudável quando os indivíduos ingeriam probióticos juntamente com antibióticos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório