Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Há um aspeto que está a ‘matar’ mais homens que mulheres

Diferentes géneros agem de forma diferente a semelhantes problemas.

Há um aspeto que está a ‘matar’ mais homens que mulheres
Notícias ao Minuto

21:00 - 06/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Diferença de géneros

'Sou estável como uma pedra'. 'Os homens são fortes, não deprimem'. Estas são algumas das erradas ideias que comummente têm origem numa visão mais machista: a de que os homens são fortes e que as mulheres são sensíveis e emocionais.

Desta noção, rapidamente se passa para a questão do isolamento e não desabafo. Muitos são os homens que não falam da saúde mental e problemas que os deprimem, uma atitude que contrasta com a mais tomada pelas mulheres e que aflige muitos especialistas que associam este comportamento ao maior número de suicídios entre os homens.

“Os homens têm medo de falar sobre a sua saúde mental, e isto está literalmente a matá-los”, diz o C. Net, que salienta haver casos mais propícios ao suicídio como a comunidade LGBT ou ex militares, que se sabe serem bastante propícios à depressão, contudo, não é possível afirmar que algum género, raça, área de trabalho ou idade esteja livre de algum estado depressivo.

Por comparação entre géneros, estima-se que sejam os homens que mais cometam suicídio. A publicação especifica o caso australiano, onde 75% dos suicídios são cometidos por homens e o dos Estados Unidos, com 78% dos suicídios, mas acredita-se que a tendência seja semelhante noutros locais, já que é também semelhante a atitude perante problemas pessoais de que não se fala e a que não se dá prioridade.

Um estudo avançado pela PsycNET aponta que são os homens de meios rurais, meia idade e trabalhadores de atividades mais stressantes aqueles que mais seguem a ideia de que o homem ‘não deve’ ser sensível e que falar do que se sente ‘é para os fracos’. São também estes que mais tendem a viciar-se em drogas ou álcool assim como a desenvolver problemas de sono, o que traz consequências a nível pessoal e profissional.

Torna-se assim urgente tornar comum e prevalente a ideia de que a saúde mental é tão importante quanto a física, bem como criar espaço onde haja o conforto necessário a falar-se sobre o tema.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório