Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Quatro questões a fazer já ao seu veterinário

Nem sempre nos lembramos de esclarecer certas questões, no entanto, o comportamento do seu animal de estimação deve ser questionado junto de quem mais percebe do assunto.

Quatro questões a fazer já ao seu veterinário
Notícias ao Minuto

18:00 - 06/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Saúde

Quando leva o seu cão ou gato ao veterinário é porque algo não está bem, ou então vai apenas a uma consulta de rotina. Em qualquer um dos casos, é normal que se foque apenas naquilo que o levou àquela consulta, mas em vez de ficar com certas dúvidas, nada como aproveitar o momento junto do especialista em saúde animal para esclarecer algumas comuns dúvidas.

Segundo a Pure Wow, são quatro as questões que mais se colocam, mas que muitos se esquecem de o fazer ou pensam ser temas demasiado banais de que não vale a pena falar. Acredite, pelo seu animal, vale, e provavelmente o seu veterinário ficará satisfeito por o ajudar.

Que doenças posso transmitir ao meu animal?

Nos casos mais extremos, os cães podem transmitir raiva aos seus donos (é por isso que são vacinados), mas o contrário também pode acontecer. Neste caso, em situações um pouco menos graves mas igualmente preveníveis como a transmissão de algum fungo que se transmita pelo contato da pele (e sobre o qual o animal não estará protegido apenas por ter pelo) ou certos víruos como o N1H1, que tem a gripe como sintoma, por isso, se está doente e sabe que é contagioso, afaste-se também do seu animal.

O meu animal deve tomar suplementos?

Se a nossa alimentação carece de cuidados específicos, por vezes conseguida através de suplementos, por que não a dos nossos animais? A questão é pertinente e, de facto, tal como nos humanos, são aqueles mais sensíveis ou fragilizados que podem precisar de algum suplemento extra, por exemplo, se tiver problemas de articulações ou tenha excesso de peso. No entanto, há que ter sempre em atenção de que os animais não absorvem os nutrientes da mesma forma que os humanos, por isso não se aventure numa ‘automedicação’ e procure aconselhamento médico.

Com que frequência devo lavar os dentes ao meu animal?

A questão poderá ser apenas ‘devo lavar os dentes ao meu animal?’ e a resposta é sim. Informe-se junto do seu veterinário sobre como o fazer, que ferramentas usar e com que frequência.

O que acha deste ‘anormal’ comportamento do meu animal?

Não é conversa de circunstância. Se o seu animal tem alguma atitude fora do comum e que não saber interpretar, pergunte ao veterinário. Cada animal é único e tem a sua personalidade, mas pelo estudo de cada espécie, os especialistas nesta área saberão interpretar certos comportamentos que para os donos dos animais não passam de momentos engraçados ou estranhos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório