Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

O leitor perguntou: Será que beber água alcalina faz melhor à saúde?

Será que existem de facto benefícios para a saúde associados ao consumo de água alcalina ou as supostas vantagens – incluindo a prevenção do aparecimento de cancro – não têm qualquer fundamento?

O leitor perguntou: Será que beber água alcalina faz melhor à saúde?

De acordo com uma investigação publicada pelo The New York Times, não existem de facto quaisquer provas científicas de que a água alcalina seja mais benéfica para a saúde do que por exemplo a água da torneira.

“Trata-se de bom marketing”, explicou a professora, nutricionista e epidemiologista canadiana Tanis Fenton, docente na Escola de Medicina de Cumming, na Universidade de Calgary, em declarações aquela publicação. “A ciência não sustenta de modo nenhum essa teoria”.

A escala do pH indica se um liquido em questão é mais acídico (pH mais baixo) ou alcalino (de pH mais elevado). A água pura apresenta um pH neutro de sete, enquanto que a água da torneira contém algumas variações dependendo do seu conteúdo mineral. Já as águas engarrafadas ditas alcalinas ou super alcalinas tendem a apresentar um pH entre oito a 10.

Segundo Fenton, as marcas que vendem água alcalina fazem assunções vagas de que aquela variedade irá “energizar” e “desintoxicar” o corpo e proporcionar uma “hidratação superior”. Mais ainda, publicitam que a água alcalina é capaz de prevenir o aparecimento de várias doenças, desde enxaquecas ao cancro – mas tal não foi de todo provado.

A médico alerta ainda que não existem quaisquer provas que o pH mais elevado possa de facto alterar o pH do organismo. E explica: “O pH do sangue está estritamente regulado em cerca de 7,4, enquanto que o estômago que segrega ácido clorídrico de modo a digerir as proteínas e aniquilar os  agentes patogénicos transmitidos pelos alimentos, é por sua vez extremamente acídico, com um pH de 1,5 a 3,5. Mesmo que beba água alcalina o ácido no estômago rapidamente vai neutralizá-la antes que seja absorvida pelo sangue”.

O New York Times refere ainda que foram realizados alguns estudos que atestam as vantagens de beber água alcalina, mas que tais pesquisas foram apoiadas financeiramente por companhias que vendem esse tipo de água.

Mais ainda uma pesquisa conduzida por Fenton e um colega apurou que não existem quaisquer provas de que a água alcalina pode tratar ou prevenir o aparecimento de cancro.

Adicionalmente, são apontados alguns riscos para a ingestão de água alcalina, incluindo a ocorrência de insuficiência cardíaca e de danos ao músculo cardíaco.

"De facto os efeitos provados da água alcalina para a saúde consistem em sinais de perigo", avisa Fenton. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório