Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Adormecer durante a condução? O risco é elevado e poucos se dão conta

Apneia do sono é um grave problema que muitos ignoram. Por por em causa, também, a segurança rodoviária, é um tema que merece ser esclarecido, e é na voz de uma especialista em pneumologia que o fazemos.

Adormecer durante a condução? O risco é elevado e poucos se dão conta
Notícias ao Minuto

18:30 - 05/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Apneia do Sono

De entre inúmeros casos de problemas que dificultam o sono, a síndrome de apneia obstrutiva do sono está entre as mais graves.

Carateriza-se por paragens respiratórias que levam à interrupção do sono, além de diminuir os níveis de oxigénio no sangue.

Como consequência, os indivíduos sofrem com hipersonolência durante o dia, que lhes faz perder a atenção e concentração. Em vários casos, “pode levar as pessoas a adormecer a meio de uma conversa, no local de trabalho ou a conduzir”, aponta Paula Pinto, coordenadora da Unidade de Sono e Ventilação não Invasiva do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte, que ressalva que, em casos de apneia do sono, o risco de acidente de viação é até 12 vezes superior do que nos casos de quem não sofra deste problema, segundo apontam estimativas internacionais.

A especialista, que é também professora na faculdade de medicina de Lisboa, explica que este é por isso um grave problema de saúde pública que pode terminar em acidentes fatais, mas há solução. “O tratamento da síndrome com CPAP é muito eficaz e reduz significativamente o risco de acidentes de viação”, garante.

Falamos de um método que expõe as vias aéreas a uma pressão contínua, evitando a menor oxigenação no sangue e consequente despertar de que se sofreria sem o tratamento. O resultado? Noites bem dormidas e um bom descanso, que carece apenas de um acompanhamento e avaliação periódica por parte de especialistas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório