Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Consuma estes seis alimentos vegan ricos em ferro e combata a fadiga

A deficiência de ferro afeta mais de um quarto da população mundial. Descubra seis alimentos vegans que irão ajudá-lo a aumentar o seu consumo de ferro e a combater o cansaço.

Consuma estes seis alimentos vegan ricos em ferro e combata a fadiga

A anemia por deficiência de ferro ocorre quando o corpo não tem níveis suficientes daquele nutriente de modo a produzir hemoglobina.

Segundo os especialistas, a hemoglobina é uma parte integrante dos glóbulos vermelhos, que por sua vez confere a cor vermelha caraterística do sangue.

A falta de ferro na dieta pode provocar a deficiência desse nutriente, o que pode originar a incidência de sintomas tais como a sensação extrema de fadiga, fraqueza, palidez e dores de cabeça.

É possível corrigir a falta de ferro no organismo através da toma de suplementos ou a partir da simples ingestão de certos alimentos.

Apesar da maioria dos indivíduos associar o ferro à carne vermelha, existem vários alimentos vegan tremendamente ricos nesse nutriente. A saber:

1. Espinafres

Os espinafres são um alimento extremamente saudável e baixo em calorias. Apenas 100 gramas deste vegetal contém 3,6 miligramas de ferro.

É ainda rico em vitamina C, que consequentemente ajuda o corpo a absorver o ferro mais facilmente.

2. Legumes

Legumes, feijão ou lentilhas são alimentos abundantes em ferro. Por exemplo, uma chávena de lentilhas cozinhas (cerca de 198 gramas) apresenta 6,6 miligramas daquele nutriente.

3. Sementes de abóbora

São um ótimo alimento e podem ser adicionadas a iogurtes ou a taças de cereais ou de aveia – de modo a que consiga consumir facilmente mais ferro logo ao pequeno-almoço.

Uma porção de 28 gramas de sementes de abóbora contém 4,2 miligramas de ferro, o que equivale a 23% da dose diária recomendada.

4. Quinoa

A quinoa é uma planta com flor da família do amaranto, que nos últimos anos se tornou imensamente popular entre os indivíduos que seguem uma alimentação vegan, vegetariana e não só.

Uma chávena (cerca de 185 gramas) desse grão tem cerca de 2,8 miligramas de ferro.

5. Brócolos

Relativamente aos vegetais, e para além dos espinafres, os brócolos são uma fonte potentíssima daquele nutriente.

Uma chávena (aproximadamente 156 gramas) contém 6% da dose diária recomendada de ferro.

6. Tofu

Este alimento trata-de se um excelente substituto para a carne e que pode ser incorporado em qualquer prato. Apenas 126 gramas de tofu inclui 3,6 miligramas de ferro, o que equivale a 19% da dose diária recomendada pelos nutricionistas.

O tofu é ainda uma fonte poderosíssima de proteína saudável.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório