Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Da pílula ao orgasmo: Conheça 7 formas de encurtar ou parar a menstruação

A prática de atividade física, o uso de implantes e a toma de injeções hormonais estão entre as outras opções. Antes de se decidir por uma consulte um médico especialista.

Da pílula ao orgasmo: Conheça 7 formas de encurtar ou parar a menstruação

Sabia que existem vários métodos para encurtar ou interromper os períodos menstruais?

Segundo a revista Veja, estas técnicas ainda não foram completamente desvendadas pela ciência, mas estão disponíveis e são cada vez mais usadas pela população feminina em idade fértil.

Mas será que é seguro?

De acordo com a organização britânica Rede Nacional de Saúde da Mulher (NWHN), não há provas científicas de que influenciar deliberadamente o fluxo menstrual através do uso de anticoncepcionais seja prejudicial à saúde

Todavia, as mulheres podem experienciar alguns efeitos secundários ao utilizarem esses fármacos por muitos anos. A American Cancer Society, por exemplo, alerta para o fato de que o uso a longo prazo pode aumentar o risco de incidência de cancro de mama e da cervical. No entanto, a mesma entidade informa que também podem diminuir os riscos de tumor no endométrio, nos ovários e no colo do útero.

Mais ainda, não existem formas infalíveis de interromper o período, mas alguns métodos podem aumentar a velocidade com que o sangue menstrual deixa o útero ou impedir que aflua de todo.

O site especializado Medical News Today preparou uma lista das técnicas mais conhecidas para controlar a menstruação.

1. Sem penso higiénico

Os pensos higiénicos podem bloquear a saída do fluxo de sangue, o que muitas vezes prolonga a duração da hemorragia. Ainda assim, como os pensos higiénicos não devem impedir o fluxo menstrual, algumas pessoas acreditam que seu uso pode, na verdade, ajudar o período a terminar mais cedo.

2. Orgasmo

Atividades sexuais, como sexo e masturbação, estimulam contrações uterinas, o que pode provocar um maior fluxo menstrual num período de tempo mais curto. 

3. Atividade física

O movimento muscular resultante do exercício físico pode aumentar o fluxo de sangue que deixa o corpo, reduzindo potencialmente a duração de um período.

4. Pílula

No uso da pílula é possível encurtar e/ou suprimir o período. Basta iniciar a nova embalagem no momento em que não deveria estar a tomar nada. Esse recurso simples mantém as hormonas num nível constante e pode impedir que a menstruação ocorra. As estimativas indicam que esse método funciona em 80% das vezes, no caso da interrupção. Para encurtar o período não existem estimativas e pode não funcionar para muitas mulheres.

Interrupções de longo prazo

Também é possível interromper a menstruação por um longo período de tempo, técnica conhecida como supressão menstrual.

1. Dispositivo intrauterino (DIU)

O DIU é uma solução contracetiva de longa duração que é inserida no útero da mulher. Pode durar entre três a dez anos, dependendo do modelo.

2. Injeções hormonais

A injeção de progesterona contém progestina – composto sintético que tem efeitos similares aos da progesterona – e é administrada sob a pele ou no músculo a cada três meses. Ao fim do primeiro ano de uso, estima-se que 70% das mulheres não menstruem mais.

3. Implante contraceptivo

Assim como a injeção de progesterona, o implante contracetivo contém progestina, que ajuda a inibir a ovulação e a prevenir o desenvolvimento folicular, resultando em períodos menores ou ausentes.

Consulte um médico, para saber qual será o método mais indicado para o seu caso individual.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório