Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Serão muitas as diferenças entre tomate fresco e enlatado?

As frutas e vegetais podem ser inseridas na sua dieta sob diversas forma – frescas, congeladas, desidratadas ou enlatadas.

Serão muitas as diferenças entre tomate fresco e enlatado?
Notícias ao Minuto

15:45 - 31/08/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Fruta

Se antes os vegetais, ou fruta, no caso do tomate, eram vistos como pouco aconselhados pelo elevado teor de sal, conservantes ou mesmo alumínio, da própria lata, esta é uma realidade que mudou ao longo dos tempos levando a que hoje as alternativas sejam bastante mais nutritivas, garante Chelsey, dietista certificada.

É ela quem, no site ‘Nutritionally’, responde à questão ‘O tomate enlatado é tão nutritivo quanto a fruta fresca?’

Durante o processo de enlatar o produto, o importante é garantir que tal é feito o mais rápido possível, para que não se percam nutrientes (o que aconteceria caso as peças ficassem muito tempo ao sol após terem sido apanhadas. Da terra à lata, o processo dura apenas entre 3 e 6 horas, garante. Um período que impede que se percam antioxidantes, vitaminas e minerais.

Quando ao processo de pelagem, era também um aspeto apontado como negativo pois usavam-se técnicas químicas. Contudo, tal foi alterado por um processo natural a que se acrescenta a vantagem de não haver desperdício alimentar, já que a pele é usada para a polpa de tomate e outros produtos semelhantes.

A complementar o valor nutritivo desta fruta, outra melhoria com que contam os tomates enlatados de hoje em dia é o facto de terem maior valor nutricional que o tomate fresco, em específico as quantidades de licopeno, um antioxidantes e anti-inflamatório por que é conhecido o tomate e que se faz por acrescentar nas latas, melhorando a sua função de reduzir a inflamação bem como prevenir doenças cardíacas, cancro e saúde óssea.

Por fim, esta é a forma mais económica de se garantir que nunca lhe faltam os alimentos mais aconselhados lá em casa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório