Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Dieta vegan para os mais novos. Sim ou não?

Uma dietista especializada no público infantil responde.

Dieta vegan para os mais novos. Sim ou não?
Notícias ao Minuto

15:15 - 28/08/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Vegetarianos

Uma dieta livre de qualquer produto animal é algo cada vez mais adotado por muitos. Há restaurantes, opções em super mercados e mil e um artigos (uns a favor e outros nem tanto) que abordam o tema do veganismo em seres humanos, para quem a maior preocupação está em encontrar alternativas à proteína animal que evitem a deficiência deste essencial ao nosso organismo.

Mas se tomar a decisão de mudar a alimentação é uma questão, mudar a alimentação dos seus filhos, neste sentido, é outra. As crianças não estão ao mesmo nível de desenvolvimento do que os adultos, logo, as suas necessidades vão obrigar a uma alimentação ligeiramente diferente.

A questão que se coloca é a de ser, ou não, possível, garantir todos os nutrientes essenciais ao organismo com uma decisão vegan.

Foi depois de surgirem alguns casos de mortes de bebés por falta de nutrientes, como o caso de uma bebé de sete meses que não sobreviveu a uma alimentação à base de leite de quinoa e alimentos vegetais, que a Time Health foi esclarecer a questão com a dietista Lauren Blake que garante que “as crianças podem seguir uma dieta vegan, ser vegan não os vai impedir de crescer.”

Importa apenas que se tenha em atenção que não faltam os nutrientes mais essenciais à alimentação infantil como cálcio, ferro, proteína e vitamina B que são facilmente encontrados no peixe, carne, ovos e lacticínios.

Em vez destes, há sim alternativas de origem não animal como o feijão ou os espinafres, alimentos bastante ricos em proteína e ferro, respetivamente. Aliás, diz a especialista que crianças que sigam uma alimentação vegan têm maior facilidade em seguir uma alimentação saudável já que lhes é habitualmente mais comum o consumo de frutas e legumes que garantem não só consumo de fibra como prevenção de colesterol alto e acumulação de gordura.

Se, por outro lado, há casos de crianças vegan pouco nutridas, a dietista admite que sim, e nestes casos os especialistas têm de intervir para reformular o plano alimentar, do mesmo modo em que por vezes é necessário alertar os pais para a necessidade de mudar a alimentação mais comum, pela falta de vegetais, por exemplo.

Por isso sim, uma dieta vegan pode também ser seguida pelos mais novos. Se é mais ou menos aconselhada, a especialista não responde: tudo dependerá das escolhas feitas pelos pais, quer se tenha por base produtos de origem animal ou não.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório