Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Mudar de casa durante a adolescência aumenta o risco de problemas mentais

A constante mudança de ambiente e criação de novos laços sociais está na origem do problema que afeta os jovens.

Mudar de casa durante a adolescência aumenta o risco de problemas mentais
Notícias ao Minuto

10:30 - 23/08/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Comportamento

Mudar de casa uma vez até aos 19 anos de idade, não tem efeitos relevantes que permitam tirar uma conclusão geral, contudo, é quando a mudança de morada ocorre duas, três ou mais vezes, impedindo que o jovem se mantenha num mesmo lar por mais de cinco anos, pode levar a graves problemas de foro psiquiátrico.

Entre os problemas, destaca-se o risco de psicose, que se carateriza por episódios de delírios, alucinações e grande agitação que desconectem o jovem da realidade em que vive. A esquizofrenia é outro possível problema a desenvolver, embora a pessoa afetada raramente tenha consciência do problema que a afeta, aponta o estudo desenvolvido pela JAMA Psychiatry.

Tal acontece principalmente em jovens entre os 16 e os 19 anos que mudam de casa três ou mais vezes durante a sua adolescência e o motivo prende-se com a obrigação de alterações na vida social, aspeto que deve ser estável durante a adolescência para que se evitem problemas do género.

Quando a mudança de morada acontece duas ou três vezes, o risco de desenvolvimento das referidas doenças triplica e se ocorre mais do que três vezes, aumenta exponencialmente, já que o jovem fica afetado pela provável possibilidade de ter de se despedir e desfazer os laços com amigos e colegas com que interagia na atual morada.

O grupo de investigação analisou, em moldes semelhantes, o caso de adultos, concluindo que, a partir dos 20 anos e quão mais se envelhece, o problema parece desaparecer. Aliás, quando mais longe for a nova morada face à anterior, menor parece ser o risco de psicose.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório