Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Se acha que suar faz bem, esqueça. Não há estudos que o comprovem

‘Suar é uma forma de limpar o corpo, já que liberta toxinas’. Esta é uma comum ideia, mas quem o disse?

Se acha que suar faz bem, esqueça. Não há estudos que o comprovem
Notícias ao Minuto

11:00 - 22/08/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Corpo humano

O suor é algo normal. Produzimo-lo naturalmente como forma de arrefecer o corpo. Do processo de sudação, faz parte a libertação de toxinas, que são responsáveis pelo cheiro caraterístico do suor.

A relação de todo este processo com as questões sociais foi o que quis analisar um repórter da Popular Science, que rapidamente se apercebeu que eram muito poucos os estudos sobre este específico tema. O autor de alguns destes estudos, o historiador médico alemão Michael Stolberg, analisou historicamente a perceção do suor pela população entre os séculos XVI e XIX, concluindo que a sudação era benvinda e entendida como um meio de purificação do corpo, por outro lado, o cheiro intenso era algo a recear, por não se saber ser transmissível de doenças.

Explica o especialista que, naquela altura, as glândulas de suor eram associadas ao estado de saúde, o que se justificava, em parte, pelos casos de indivíduos que depois de um período de mau estar, sentiam-se melhor após uma noite em que suavam muito.

O engraçado, aponta Stolberg, é que a ideia mantém-se em parte até aos dias de hoje, já que ainda se acredita que, ao suar, estamos a desintoxicar o nosso corpo. Pelo contrário, as toxinas a expulsar do corpo humano são eliminadas através das fezes e urina.

Portanto, se treina com muita roupa para suar ou se inscreveu em aulas de hot yoga com a ideia de que suar lhe fará limpar o organismo, o melhor será repensar as suas formas de treino.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório