Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Qual o seu tipo de sangue? Há uma bactéria capaz de o alterar

Os investigadores que apontam esta conclusão veem-na como promissora, prevendo ser possível aumentar o número de dadores de sangue que deixará de se limitar aos tipos de sangue.

Qual o seu tipo de sangue? Há uma bactéria capaz de o alterar
Notícias ao Minuto

10:00 - 22/08/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Investigação

Sangue, A, B, AB ou O são os possíveis tipos presentes no corpo de cada indivíduo. As suas diferenças prevalecem principalmente pela diferente concentração de antígenos na superfície das hemácias, ou seja, os corpos responsáveis por uma resposta imune quando em contato com outro corpo.

Apenas no início do século XX se apontou a especificação dos tipos de sangue, um trabalho que venceu um Prémio Nobel e permitiu finalmente perceber o porquê de alguns indivíduos morrerem após transfusões sanguíneas.

Para o evitar, pessoas com sangue do tipo A ou B podem apenas doar a quem tenha o mesmo tipo de sangue, ou sangue AB e apenas aqueles com sangue O podem doar sangue a qualquer um, embora só possam receber o mesmo tipo de sangue, uma especificidade que por vezes põe em causa a sobrevivência de seres humanos.

Com o estudo ontem apresentado pelo bioquímico Stephen Withers aos jornalistas, espera-se acabar com tais barreiras impostas pelo tipo de sangue. O especialista, pertencente à Universidade da Colúmbia Britânica, explicou que há uma bactéria que sobrevive no intestino humano capaz de mudar o tipo de sangue ao ‘quebrar’ os antígenos que caraterizavam o sangue como A, B ou AB e consequentemente passando a tornar-se em sangue O, que pode seguramente ser doando a qualquer indivíduo, sem o risco de reação pelo sistema imunitário de quem recebe o sangue.

Este não é o primeiro estudo em que se testa a alteração do tipo de sangue, contudo, a anterior investigação feita no ano 2008 apenas mostrou-se capaz de mudar o sangue B para O e de forma bastante cara. Com a bactéria agora apontada, além de a alteração sanguínea ser uma realidade mais abrangente, é-o também mais barata e eficaz, prevendo-se ser posta em prática pontualmente, apenas na hora de se proceder à transfusão sanguínea.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório