Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Os treinos bidiários são só para atletas profissionais?

Treinar mais vezes (leia-se com dois treinos por dia) pode fazê-lo atingir mais rápido os resultados que procura. Mas para tirar os proveitos, tem de garantir que treina de forma inteligente.

Os treinos bidiários são só para atletas profissionais?
Notícias ao Minuto

15:00 - 21/08/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Dicas

Muitos dir-lhe-ão que é um exagero treinar mais que uma vez por dia, e não estarão errados, face aos muitos casos em que os treinos bidiários são feitos sem objetivos nem orientação por parte de especialistas. Nestes casos, o descanso é posto de lado e é colocado demasiado esforço nos músculos, o que não traz nada de positivo.

Mas se, em vez disso, o treino a seguir for consciente, com objetivos específicos e acompanhado por um profissional, saiba que este pode ser um método bastante benéfico ao seu corpo, especialmente se estiver a preparar-se para uma prova específica.

Manter-se hidratado, comer bem (mais treino implica maior perda de calorias que devem ser repostas) e descansar de acordo com as necessidades do seu corpo (que podem se limitar a um dia, ou carecer de mais tempo, conforme o seu caso) são o ponto de partida para quem se quer aventurar nos bi-diários, diz Albert Matheny, especialista em força e outros métodos de treino.

É ele quem esclarece que treinar o dobro não significa literalmente duplicar os resultados do seu treino. Se for mal feito, o segundo pode prejudicar os efeitos do primeiro treino do dia. Ou seja, dois treinos muito intensos são totalmente desaconselhados. Em vez disso, se o primeiro treino for uma corrida, em que treine velocidades, ao final do dia limite-se a uma corrida de cinco quilómetros, ou então faça um leve passeio de bicicleta.

Para dar outro exemplo, se volta ao ginásio horas depois de uma intensa aula de spinning, fique-se por uma aula de yoga, que conta também com esforço mas de uma forma bastante diferente.

Em suma, importa variar na intensidade dos treinos bem como trabalhar diferentes grupos musculares. “os treinos devem ser complementares”, aponta o especialista.

Se está próximo de uma prova de corrida, e quer complementar os treinos de velocidade com aperfeiçoamento de técnica ou vai participar num triatlo e quer garantir que está em forma de todas as maneiras, os treinos bi-diários serão possivelmente uma boa opção para si, mas tudo dependerá de como o seu corpo se sente quando exposto ao esforço acrescido, pelo que é aconselhado que comece com calma na inserção dos treinos extra.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório